tjms
INOVAÇÃO

UFMS e Copa Energia apresentam pesquisas inovadoras sobre uso do GLP em energia e agronegócio

A parceria entre universidade e empresa visa impulsionar a eficiência energética e promover alternativas no agronegócio brasileiro

6 outubro 2023 - 17h50Da Redação
Na manhã de sexta-feira (6) a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Copa Energia revelaram os resultados de dois projetos de pesquisa em colaboração com a Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Na manhã de sexta-feira (6) a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Copa Energia revelaram os resultados de dois projetos de pesquisa em colaboração com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) - (Fotos: Divulgação)

Na manhã de sexta-feira (6) a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Copa Energia revelaram os resultados de dois projetos de pesquisa em colaboração com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). As pesquisas exploram novos usos do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), destacado como um combustível eficiente, econômico e com baixas emissões de carbono.

Canal WhatsApp

O primeiro estudo, intitulado "Geração distribuída de energia", avaliou a eficiência energética e a viabilidade econômica do uso de grupos motores geradores alimentados por GLP para a produção de energia elétrica, tanto de forma independente (off-grid) quanto conectada à rede de distribuição (on-grid) da concessionária local. Já o segundo, denominado "Geração de energia para a piscicultura", concentrou-se no uso do GLP como recurso energético para o agronegócio, com ênfase na produção de peixes.

Na pesquisa intitulada Geração distribuída de energia foi realizada a avaliação da eficiência energética e a economicidade do uso de grupo motor gerador alimentado à GLP - (Foto: Divulgação)

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, ressaltou a importância da pesquisa universitária como impulsionadora da inovação. Ele celebrou a parceria entre a universidade, a Copa Energia e o governo federal, por meio da ANP, e seus resultados positivos para o agronegócio brasileiro, sul-mato-grossense e para a agricultura familiar.

Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS, destacou a relevância das pesquisas e mencionou que a UFMS já realiza a análise da qualidade do GLP importado pela Copa Energia desde 2019, e esses novos projetos representam uma inovação importante, pois contam com a autorização excepcional da ANP para o uso do GLP como alternativa energética.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, ressaltou a importância da pesquisa universitária como impulsionadora da inovação

Cléber Hamada, diretor de Estratégia e Novos Negócios da Copa Energia, enfatizou que esses projetos são fundamentais para obter comprovações técnico-científicas e mercadológicas necessárias para a expansão dos usos do GLP. Ele também explicou como os resultados podem beneficiar micro, pequenos e médios produtores rurais, especialmente na piscicultura, proporcionando soluções energéticas para áreas sem acesso à eletricidade e garantindo a segurança da produção.

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, deputado federal Beto Pereira, reitor Marcelo Turine e o diretor-presidente da Copa Energia, Antônio Carlos Moreira Turqueto

A apresentação dos resultados contou com a presença de autoridades, incluindo o diretor-presidente da Copa Energia, Antônio Carlos Moreira Turqueto, o superintendente de Produção de Combustíveis da ANP, Brunno Atalla, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, Sérgio Bandeira de Mello, e outras personalidades. Os participantes também visitaram instalações da UFMS envolvidas nos estudos, reforçando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e empresas para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável. Com informações da assessoria da UFMS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas