
A administração Trump revelou, nesta quarta-feira (23), um novo plano de ação para estimular as exportações e o uso de inteligência artificial (IA) nos Estados Unidos. O foco é reduzir a burocracia para empresas de tecnologia e facilitar a construção de centros de dados necessários para o desenvolvimento de modelos de IA, garantindo a energia necessária para operar essas instalações.

O presidente Trump deve assinar ordens executivas durante um evento do setor de tecnologia em Washington, formalizando as ações previstas no plano. O vice-presidente JD Vance afirmou que a medida é essencial para manter os EUA na liderança da revolução da IA.
O plano inclui diversas propostas que atendem aos pedidos do setor de tecnologia. Empresas como a Microsoft têm solicitado ao governo maior apoio na expansão de centros de dados, destacando os benefícios econômicos e os riscos à segurança nacional de perder a corrida tecnológica para rivais, como a China.
Fred Humphries, vice-presidente de assuntos governamentais da Microsoft, destacou que o plano ajudará a acelerar a preparação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento de IA nos EUA, além de fornecer suporte para que estudantes e trabalhadores adquiram as habilidades necessárias para prosperar em uma economia global impulsionada pela inteligência artificial.
