
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou sua estratégia de usar tarifas como uma ferramenta para forçar a abertura de mercados estrangeiros. Em publicações nas redes sociais nesta quarta-feira (23), Trump declarou que só reduzirá as tarifas se os países em questão concordarem em abrir seus mercados para os EUA. Caso contrário, ele afirmou que os Estados Unidos anunciarão "tarifas muito maiores".

Em uma série de postagens na Truth Social, Trump destacou que as tarifas são essenciais para pressionar outros países a fazer concessões comerciais. "Sem elas, seria impossível fazer os países abrirem seus mercados!", escreveu o presidente, ressaltando que seu objetivo é alcançar "tarifas zero para os EUA".
As declarações de Trump acontecem após a assinatura de um novo acordo comercial com o Japão, o qual, segundo ele, representa a primeira vez que o país asiático abre seu mercado para os Estados Unidos, incluindo produtos como carros, caminhões, SUVs e até mesmo arroz. "O mercado aberto do Japão pode gerar lucros tão grandes quanto as próprias tarifas", afirmou Trump, destacando também que o Japão comprometeu-se a comprar bilhões de dólares em equipamentos militares e a investir US$ 550 bilhões na economia americana.
Trump também mencionou a abertura de mercado da Indonésia aos produtos dos EUA, dizendo que isso trará grandes lucros para as empresas americanas. Ele comparou a situação com o Japão, enfatizando os benefícios que essa abertura de mercados pode trazer para a economia dos Estados Unidos.
