bonito
EUA

Trump demite comissária de Estatísticas do Trabalho e lança suspeitas sobre dados do payroll

O presidente dos EUA renova críticas à integridade dos dados econômicos e sugere substitutos para o cargo de comissário

1 agosto 2025 - 20h00Pedro Lima e André Marinho
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - (Foto: Win McNamee/Getty Images)

Donald Trump voltou a questionar a precisão dos dados do relatório de criação de empregos nos Estados Unidos, o payroll, após a divulgação dos números desta sexta-feira (1º). Durante entrevista na Casa Branca, o presidente afirmou que os números não eram "legítimos" e insistiu na ideia de manipulação de dados, sem apresentar provas concretas.

Canal WhatsApp

Mais cedo, Trump anunciou a demissão de Erika McEntarfer, comissária do Departamento de Estatísticas de Trabalho (BLS), responsável pelo payroll, e nomeou William Wiatrowski como substituto interino. Trump justificou a decisão dizendo que agiu corretamente, e afirmou ter "três nomes em mente" para ocupar o cargo permanentemente.

O republicano também reiterou suas suspeitas sobre a manipulação de dados do payroll durante o processo eleitoral de 2020, sugerindo que os números teriam sido alterados para beneficiar a ex-vice-presidente Kamala Harris. Porém, Trump não forneceu provas para apoiar suas alegações.

A demissão de McEntarfer gerou críticas por parte de ex-comissários do BLS, que acusaram Trump de politizar os dados econômicos. William Beach e Erica L. Groshen, ex-comissários do BLS, defenderam que a integridade do cargo precisa ser preservada e pediram ao Congresso para investigar as razões por trás da demissão. Em um comunicado, ambos afirmaram que o processo de coleta de dados é descentralizado e transparente, com revisões nos dados anteriores para garantir a precisão. "A demissão enfraquece a credibilidade das estatísticas econômicas federais e prejudica a confiança pública", disseram.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas