
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (5) estar “muito desapontado” com o atual governo brasileiro. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, em que o republicano também confirmou a aplicação de tarifas comerciais mais altas ao país.

“Adoro as pessoas do Brasil, mas o governo atual é muito para a esquerda”, justificou Trump, sem citar nomes diretamente. O comentário reforça uma mudança de tom na relação entre Washington e Brasília desde sua saída da presidência e a ascensão de uma nova gestão no Brasil.
Durante a coletiva, Trump também comentou a relação dos Estados Unidos com a Índia. Questionado sobre a decisão indiana de continuar comprando petróleo da Rússia, o ex-presidente evitou críticas diretas e reforçou os laços diplomáticos.
“Sempre serei amigo de Narendra Modi. Não me preocupo com relação com a Índia”, afirmou, destacando sua aliança pessoal com o primeiro-ministro indiano, mesmo diante das tensões geopolíticas envolvendo a guerra na Ucrânia.
