Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de outubro de 2025 - 00h17
FIEMS
ECONOMIA

Trump diz que quer ajudar a China e minimiza crise com Xi sobre terras raras

Apesar da nova tarifa de 100% contra Pequim, presidente dos EUA afirma que líder chinês apenas teve um "momento ruim" ao restringir exportações

12 outubro 2025 - 21h45Thais Porsch
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump - ( REUTERS/Kevin Lamarque)

O presidente americano, Donald Trump, adotou um tom mais conciliador na disputa comercial entre Washington e Pequim neste domingo (12), afirmando que os Estados Unidos querem “ajudar a China, não prejudicá-la”.

Canal WhatsApp

“Não se preocupem com a China, tudo ficará bem! O respeitado presidente Xi (Jinping) acabou de passar por um momento difícil. Ele não quer uma depressão para seu país, e eu também não”, declarou o presidente americano em sua plataforma Truth Social, dois dias após Washington anunciar a imposição de tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses.

Também neste domingo, o governo chinês sinalizou que não vai recuar diante do anúncio de Donald Trump de que vai impor novas tarifas ao país. A China também pediu que o assunto seja resolvido por meio de negociações e não ameaças.

“Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”, alertou o Ministério do Comércio do país asiático.

A ameaça de Trump de elevar impostos sobre produtos chineses se deu em resposta, segundo Washington, a novas restrições impostas por Pequim à exportação de terras raras, que são vitais para uma gama de protuso de consumo e militares.

O anúncio causou inquietação nos mercados, com valorização do ouro pela oitava semana seguida. No Brasil, o dólar superou a barreira de R$ 5,50 pela primeira vez na sexta-feira, 10.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop