
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (16) que foi fechado um acordo preliminar com a ByteDance (empresa chinesa controladora do TikTok) e o governo da China para manter o aplicativo em funcionamento nos EUA. A negociação pretende transferir o controle das operações americanas da plataforma para empresas dos Estados Unidos.

Trump disse que as empresas que comprariam a parte americana ainda serão reveladas, e que discutirá o tema com o presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira.
De acordo com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o acordo surgiu após intensas negociações em Madri, que incluiram pressão do governo americano sobre a continuidade ou proibição do TikTok. O compromisso prevê que o controle majoritário das operações nos EUA fique com investidores americanos, embora detalhes sobre como será feita essa transição ainda dependam de aprovação legal e regulatória.
Até o momento, não foram divulgadas as empresas envolvidas nem todos os termos do acordo, inclusive sobre como será tratado o algoritmo, segurança de dados e supervisão.
