
Durante um anúncio na Casa Branca nesta quinta-feira (25), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que chegou a um acordo com o governo chinês para manter o aplicativo TikTok funcionando no país, evitando sua proibição. A solução envolve a transferência da operação do app no território norte-americano para investidores locais.

De acordo com Trump, a empresa de tecnologia Oracle ficará responsável pela segurança da plataforma nos EUA, enquanto nomes como Michael Dell e Rupert Murdoch estão entre os investidores que farão parte da nova estrutura de controle.
“Tive uma ótima conversa com o presidente Xi Jinping e estou satisfeito com o acordo que firmamos. O TikTok vai continuar nos EUA, mas agora com controle americano e mais segurança”, declarou o republicano.
O vice-presidente JD Vance afirmou que a operação americana do TikTok será avaliada em cerca de US$ 14 bilhões, e que os usuários do aplicativo terão mais confiança e estabilidade. Além disso, Trump destacou que o governo dos Estados Unidos arrecadará impostos com a nova estrutura empresarial.
O acordo prevê que o algoritmo do TikTok trate todas as opiniões políticas de forma justa, segundo o ex-presidente, em uma tentativa de conter preocupações sobre viés ideológico e manipulação de conteúdo.
