
Saiba Mais
- POLÍTICA
Deputados bolsonaristas protestam e erguem bandeira de Trump na Câmara
- ECONOMIA
Trump defende cortes de impostos e critica postura do Federal Reserve
- ECONOMIA
Trump critica Fed e defende cortes agressivos nas taxas de juros
- INTERNACIONAL
Trump intensifica ataques a Obama e acusa ex-presidente de tentar liderar golpe de Estado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 22, a conclusão de um acordo comercial com a Indonésia que promete eliminar 99% das barreiras tarifárias do país asiático para produtos americanos. Em troca, os EUA aplicarão uma tarifa de 19% sobre os produtos indonésios que entrarem no mercado americano.

Embora o acordo já tivesse sido mencionado por Trump na semana passada, a Casa Branca confirmou oficialmente o pacto nesta terça-feira. A negociação foi destacada pelo presidente em sua rede social, Truth Social, onde ele afirmou que a Indonésia se tornará um mercado aberto para os produtos industriais, tecnológicos e agrícolas dos Estados Unidos.
Em sua publicação, Trump ressaltou que, enquanto os EUA isentarão os produtos indonésios de tarifas, o país asiático aplicará uma taxa de 19% sobre todos os itens que exportar para os EUA. Ele também afirmou que, como parte do acordo, a Indonésia se comprometeu a fornecer minerais críticos para os Estados Unidos e assinar contratos de bilhões de dólares para a compra de produtos americanos, incluindo aeronaves Boeing e energia.
O presidente dos EUA descreveu o acordo como uma “vitória enorme” para vários setores americanos, como os de automóveis, tecnologia, agricultura e pecuária, além dos trabalhadores e fabricantes do país.
Avanços além das tarifas
O pacto não se limita apenas à eliminação de barreiras tarifárias. O acordo também prevê a redução de obstáculos regulatórios, como a aceitação de certificações americanas e a eliminação de exigências locais para os produtos dos EUA. Além disso, o compromisso inclui melhorias nas áreas de propriedade intelectual, regras para produtos remanufaturados, e promessas de avanços em questões digitais, ambientais e trabalhistas.
Entre as medidas adicionais, estão o combate ao desmatamento ilegal na Indonésia e a proibição de importação de bens produzidos por trabalho forçado. O acordo, que envolve múltiplas áreas da economia, visa fortalecer as relações comerciais entre os dois países, com foco na expansão de negócios e investimentos bilaterais.
