
Um tribunal federal de Washington decidiu nesta terça-feira (9) que a diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, continuará no cargo enquanto tramita o processo que contesta a tentativa do presidente Donald Trump de demiti-la.

A juíza Jia M. Cobb determinou que o presidente do Fed, Jerome Powell, e o Conselho de Diretores estão proibidos de efetivar a remoção de Cook ou limitar seus direitos e benefícios até a conclusão do litígio.
No dia 25 de agosto, Trump publicou na rede Truth Social uma carta anunciando a saída de Cook, sob acusação de fraude hipotecária na compra de imóveis em 2021 — antes de sua entrada no Fed. Nenhuma prova foi apresentada.
A defesa de Cook sustentou que a medida era ilegal, já que membros do Conselho do Fed só podem ser afastados “por justa causa”, o que envolve ineficiência, negligência no cumprimento das funções ou má conduta no exercício do cargo.
A decisão representa uma vitória provisória para Cook e reforça o debate sobre os limites do poder presidencial em relação ao banco central dos Estados Unidos.
Fonte: Associated Press*
