
Mato Grosso do Sul aparece entre os estados com maior proporção de pessoas que trabalham usando o próprio veículo, segundo dados divulgados hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o número caiu levemente em 2024, foram 78 mil trabalhadores nessa condição, o equivalente a 6,9% da população ocupada, contra 79 mil em 2023, quando a taxa era de 7,1%.
A categoria inclui motoristas de aplicativos e entregadores autônomos, uma das formas de ocupação que mais cresceu na última década. Em 2012, apenas 33 mil sul-mato-grossenses exerciam esse tipo de atividade, o que representava 3,7% da população ocupada no estado. Em 12 anos, esse número mais que dobrou, aumento de 136%.
Mesmo com a queda recente, Mato Grosso do Sul ocupa a 4ª colocação nacional no percentual de trabalhadores que atuam com veículo próprio, ficando atrás de Amazonas (7,6%), Acre (7,4%) e Rondônia (7,0%). Santa Catarina tem o menor índice: 2,9%.
Menos empregadores e trabalhadores por conta própria em 2024 - O levantamento do IBGE também mostra uma redução no número de empregadores e trabalhadores por conta própria no estado. Em 2024, o total caiu 2,9% em relação a 2023, passando de 376 mil para 365 mil pessoas. Desses, 150 mil (41,2%) têm CNPJ, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.
A maioria desse grupo é formada por homens (64,1%). Entre os homens, 41,9% têm CNPJ, enquanto entre as mulheres esse número é de 39,8%.
Do total de pessoas nessa condição, 295 mil trabalham por conta própria e 71 mil são empregadores. O registro no CNPJ é mais comum entre empregadores (79%) do que entre os trabalhadores autônomos (32,1%). Nesse recorte, as mulheres lideram levemente: 32,4% das trabalhadoras por conta própria têm CNPJ, contra 31,9% dos homens.
Outra tendência observada foi a queda no número de pessoas associadas a cooperativas. Em 2024, o estado registrou 15 mil pessoas nessa condição, número inferior aos 16 mil registrados tanto em 2023 quanto em 2012. Apesar da estabilidade numérica ao longo dos anos, a redução no total de empregadores e autônomos fez com que a proporção também caísse. Mato Grosso do Sul ocupa a 12ª posição nacional nesse indicador, com 4,2% dos trabalhadores da categoria associados a cooperativas.
Sindicalização volta a crescer após quatro anos de queda - Após anos seguidos de recuo, a sindicalização voltou a crescer em Mato Grosso do Sul. Em 2024, 91 mil trabalhadores ocupados estão vinculados a sindicatos, o equivalente a 6,4% da população ocupada. Em 2023, esse número era de 83 mil, representando 5,8%.
A taxa é maior entre os homens (6,9%) do que entre as mulheres (5,8%). O estado ocupa a 20ª colocação no ranking nacional de sindicalização. Os estados com maiores taxas são Piauí (13,9%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Maranhão (11,7%).

