Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
31 de outubro de 2025 - 23h17
ECONOMIA

"Nem entreguismo, nem isolamento": Simone Tebet defende modelo para exploração de minerais

Ministra do Planejamento diz que Brasil precisa explorar minerais críticos com cautela, parcerias e sem abrir mão da autonomia estratégica

31 outubro 2025 - 19h02
Ministra Simone Tebet anuncia que plano de crédito para exportadores afetados por tarifa dos EUA está pronto, beneficiando diretamente empresas de MS.
Ministra Simone Tebet anuncia que plano de crédito para exportadores afetados por tarifa dos EUA está pronto, beneficiando diretamente empresas de MS. - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), defendeu nesta sexta-feira (31) um modelo equilibrado para a exploração de minerais estratégicos no Brasil, como as terras raras e outros insumos considerados críticos.

Canal WhatsApp

Durante participação no podcast Warren Política, Tebet ressaltou a necessidade de o país atrair investimentos sem perder controle sobre seus recursos naturais. “Não podemos fechar as portas para a iniciativa privada, seja nacional ou estrangeira, mas também não é um entreguismo, como fazemos atualmente de só entregarmos commodities para o mundo”, afirmou a ministra.

Ela defendeu um caminho que envolva parcerias com o setor privado, sem abrir mão da soberania sobre recursos essenciais ao futuro da indústria, da tecnologia e da transição energética. “Acho que a gente pode fazer uma coisa equilibrada”, reforçou.

A fala ocorre em um momento em que o Brasil discute uma política nacional para minerais estratégicos. O país possui importantes reservas de nióbio, lítio, grafite e elementos usados na fabricação de baterias, semicondutores e painéis solares. O tema é considerado sensível por envolver interesses internacionais, cadeia de suprimentos crítica e soberania nacional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop