
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira, 18, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está em busca de "vitórias" e que o Brasil pode aproveitar a oportunidade para negociar a redução das tarifas impostas, o que traria benefícios para o país. Tarcísio enfatizou que, ao entregar algumas vitórias nas negociações, o Brasil poderia garantir mercados e empregos, além de reduzir a necessidade de medidas emergenciais.

Em sua análise sobre o estilo de liderança de Trump, o governador comentou: "É um presidente que vive da economia da atenção, que gosta de mostrar vitórias. Então, por que não entregar algumas vitórias?", sugerindo que o Brasil pode negociar de forma inteligente para minimizar os impactos do "tarifaço" e garantir resultados positivos.
Tarcísio também apontou que a questão das tarifas será resolvida no médio e longo prazo, mas alertou para uma possível escalada no curto prazo. No entanto, ele enfatizou a importância de manter o diálogo aberto e persistente, sem receio de negociar. "Não é humilhação para ninguém, para nenhum chefe de Estado", afirmou.
O governador criticou as tarifas adicionais, destacando que elas são prejudiciais para a economia do Brasil. "Nunca vi tarifa proteger ninguém. Quanto mais você fecha o mercado, mais prejudicial isso é para o País e para as empresas", declarou, ressaltando a importância de evitar políticas protecionistas.
Em relação aos impactos do tarifaço, Tarcísio mencionou a preocupação com setores específicos, como pneus, café e máquinas, que têm sido mais afetados, enquanto outros segmentos já estão conseguindo resolver suas questões.
As declarações foram feitas durante o painel "Reflexões sobre São Paulo e Brasil", no evento Warren Day, realizado em São Paulo.
