
Durante missão oficial na Ásia, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), se reuniu nesta quarta-feira (13), em Singapura, com representantes da Associação de Comerciantes de Carne do país. No encontro, foi manifestado o interesse de empresários locais em importar tilápia produzida no Estado, o que pode abrir um novo mercado para a piscicultura regional.

Durante missão na Ásia, o governador Eduardo Riedel e o presidente da FIEMS, Sergio Longen, se reuniram com empresários do setor de carnes em Singapura. O país asiático demonstrou interesse em importar tilápia produzida em Mato Grosso do Sul – oportunidade que surge após os EUA imporem sobretaxas ao produto brasileiro. - (Foto: FIEMS)
A reunião ocorre no momento em que os Estados Unidos decidiram aplicar sobretaxas à tilápia brasileira, impactando diretamente duas empresas sul-mato-grossenses que atuam no setor e que, atualmente, enfrentam dificuldades para exportar sua produção.
Governador Eduardo Riedel e o presidente da FIEMS, Sergio Longen, durante reunião com representantes do setor de carnes em Singapura - (Foto: FIEMS)
“A conexão foi feita diretamente com a Associação de Carnes de Singapura, que será a ponte entre as empresas e os compradores locais. Esse mercado não impõe tarifas de exportação, o que facilita a negociação”, afirmou Riedel.
A proteína animal brasileira já é amplamente consumida em Singapura. Atualmente, cerca de 60% das carnes importadas pelo país asiático são provenientes do Brasil, especialmente frango, suínos e bovinos. A possível entrada da tilápia nesse mercado reforça o potencial da parceria comercial entre os dois países.
A visita a Singapura faz parte da Missão Internacional à Ásia, iniciada no dia 4 de agosto, com passagens por Índia e Japão. A última etapa da agenda se concentra em encontros com empresários e autoridades singapurenses até quinta-feira (14), com foco na ampliação de oportunidades comerciais para Mato Grosso do Sul.
