
Negociação marcou a manhã desta sexta-feira entre representantes da Petrobras e entidades sindicais que lideram a greve iniciada na última segunda-feira (15). A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro RJ) informaram, por meio de nota, que estão reunidos com a estatal e aguardam a apresentação de uma nova proposta para encerrar a paralisação.
Segundo o comunicado conjunto, os sindicatos foram informados de que a empresa pretende apresentar um novo texto com ajustes no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), principal ponto de divergência entre as partes. Até o momento, a Petrobras não se manifestou oficialmente sobre o teor da reunião.
A greve foi deflagrada após a categoria rejeitar uma proposta apresentada pela estatal no último dia 9. Os trabalhadores alegam que os termos do acordo não atendem às reivindicações aprovadas em assembleia e cobram avanços nas negociações.
Desde o início do impasse, a Petrobras tem reiterado, em comunicados anteriores, que mantém disposição para o diálogo com as entidades representativas. A expectativa agora é que a nova proposta sinalizada possa destravar as conversas e abrir caminho para o fim da paralisação.

