Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
17 de novembro de 2025 - 11h18
refis
INDÚSTRIA GLOBAL

Sérgio Longen leva indústria de MS ao centro do debate internacional

O presidente da FIEMS, Sérgio Longen, participa nos dias 26 e 27 de novembro, em Paris, do LIDE BrasilFrança, fórum que reúne líderes empresariais e políticos dos dois países.

17 novembro 2025 - 09h17Ricardo Eugenio
Sérgio Longen, presidente da FIEMS, cumprimenta o presidente da França, Emmanuel Macron, durante encontro da comitiva empresarial brasileira no Palácio do Élysée, em Paris, no dia 12 de setembro de 2024.
Sérgio Longen, presidente da FIEMS, cumprimenta o presidente da França, Emmanuel Macron, durante encontro da comitiva empresarial brasileira no Palácio do Élysée, em Paris, no dia 12 de setembro de 2024. - (Foto: Divulgação)

Em 12 de setembro de 2024, uma comitiva de 35 empresários liderada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) foi recebida no Palácio do Élysée, residência oficial do presidente francês, Emmanuel Macron. O encontro fez parte da Temporada França–Brasil e teve como foco o fortalecimento das relações comerciais com a Europa. Um ano depois, a FIEMS volta a Paris, agora para participar do LIDE Brasil–França, fórum internacional que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro e que busca promover o diálogo entre líderes políticos e empresariais dos dois países.

Canal WhatsApp

Sérgio Longen, presidente da FIEMS e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é um dos nomes confirmados no evento, que tem como foco temas estratégicos como clima, inovação, transição energética, segurança alimentar e relações comerciais. A programação oficial ainda não foi divulgada no site do LIDE, mas os convites apontam o hotel Le Meurice como local das sessões, com encontros previstos das 8h às 13h15 (horário local), além de transmissão ao vivo no dia 27.

A presença de Longen dá continuidade à estratégia da FIEMS de internacionalização da indústria sul-mato-grossense, com foco em ampliar o acesso a novos mercados e atrair investimentos. A agenda de 2025 coincide com o momento de alta na balança comercial brasileira e com os impasses que cercam a assinatura final do acordo entre Mercosul e União Europeia, bloqueado principalmente por exigências ambientais da França.

O fórum deve reunir ainda o ex-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ex-presidente do Banco Central e atual executivo do Nubank, Roberto Campos Neto, além dos senadores Eduardo Gomes, Daniella Ribeiro e Efraim Filho. Representando a França, a presidente da região Île-de-France, Valérie Pécresse, e a vice-presidente do Senado francês, Sophie Sido, também estarão presentes.

Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras e hoje à frente do LIDE Energia, é outro nome da programação. Ricardo Neiva Tavares, embaixador do Brasil na França, deve participar da ala diplomática.

O convite oficial menciona uma “participação especial” do presidente francês Emmanuel Macron, embora sua presença ainda não tenha sido oficialmente confirmada pelo Palácio do Élysée.

O LIDE vem promovendo fóruns internacionais em diferentes capitais ao longo de 2025, como parte de uma estratégia de fortalecimento das relações entre o setor empresarial brasileiro e lideranças globais. A edição em Paris ocorre num contexto de visibilidade reforçada, impulsionado pela Temporada França–Brasil e por interesses mútuos nas áreas de energia, sustentabilidade e comércio.

Para Longen, a participação no fórum simboliza o compromisso da indústria sul-mato-grossense com a abertura internacional, a sustentabilidade e a inovação como motores de desenvolvimento.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop