Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de outubro de 2025 - 14h47
DP-Barros---Parabens-MS
HOMENAGEM

Sérgio Longen recebe comenda das Nações Amigas por contribuição à indústria e à cultura em MS

Presidente da Fiems foi homenageado na Alems por sua atuação empresarial e fortalecimento das relações com o Japão

9 outubro 2025 - 09h40Da Redação
Adriana Sato representou Sérgio Longen na solenidade que reconheceu contribuições às comunidades culturais de MS
Adriana Sato representou Sérgio Longen na solenidade que reconheceu contribuições às comunidades culturais de MS - (Foto: Divulgação)

Reconhecimento por sua trajetória empresarial e contribuição à cultura marcaram a homenagem ao presidente da Fiems, Sérgio Longen. Ele recebeu nesta quarta-feira (9) a Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado. A honraria foi entregue à diretora de indústria da Fiems, Adriana Sato, que o representou no evento.

Canal WhatsApp

Sérgio Longen é homenageado na Alems por atuação na indústria e aproximação entre MS e Japão.

A comenda destaca pessoas que prestaram serviços relevantes à sociedade sul-mato-grossense e têm ligação com comunidades estrangeiras que ajudaram a formar a identidade local. Entre as nações reconhecidas estão Japão, Líbano, Portugal, Bolívia, Paraguai, Itália e Espanha.

Longen, que em setembro foi nomeado cônsul honorário do Japão, sendo o primeiro sul-mato-grossense a ocupar o cargo, teve sua atuação empresarial e institucional reconhecida como parte importante no fortalecimento dos laços entre o Estado e o país asiático.

Integração cultural e reconhecimento - Durante a cerimônia, o deputado Roberto Hashioka, autor da proposta que criou a comenda, destacou o papel das comunidades estrangeiras na construção da história e no desenvolvimento do Estado. “Mais do que celebrar origens, estamos promovendo integração, respeito e união entre os povos”, afirmou.

Adriana Sato representou Sérgio Longen na solenidade que reconheceu contribuições às comunidades culturais de MS

Adriana Sato, ao receber a homenagem, também destacou a diversidade cultural que representa. “Sou metade japonesa, metade italiana e cidadã paraguaia. Mato Grosso do Sul é um exemplo de convivência entre culturas que se complementam e nos fortalecem como sociedade”, disse.

Trajetória empresarial - Sérgio Marcolino Longen nasceu em Toledo (PR), em 1962, e vive em Mato Grosso do Sul desde 1977. Iniciou sua carreira empreendedora em Roraima, fundando uma loja de produtos agropecuários, além de atuar com postos de combustíveis e transporte.

De volta ao Estado em 1991, fundou a Semalo Indústria e Comércio de Alimentos, com unidades em Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e um centro de distribuição no Paraguai.

Desde 2007, comanda a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), além de ocupar cargos nacionais como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente dos Conselhos Regionais do Sesi/MS e Senai/MS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop