
Reconhecimento por sua trajetória empresarial e contribuição à cultura marcaram a homenagem ao presidente da Fiems, Sérgio Longen. Ele recebeu nesta quarta-feira (9) a Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado. A honraria foi entregue à diretora de indústria da Fiems, Adriana Sato, que o representou no evento.

Sérgio Longen é homenageado na Alems por atuação na indústria e aproximação entre MS e Japão.
A comenda destaca pessoas que prestaram serviços relevantes à sociedade sul-mato-grossense e têm ligação com comunidades estrangeiras que ajudaram a formar a identidade local. Entre as nações reconhecidas estão Japão, Líbano, Portugal, Bolívia, Paraguai, Itália e Espanha.
Longen, que em setembro foi nomeado cônsul honorário do Japão, sendo o primeiro sul-mato-grossense a ocupar o cargo, teve sua atuação empresarial e institucional reconhecida como parte importante no fortalecimento dos laços entre o Estado e o país asiático.
Integração cultural e reconhecimento - Durante a cerimônia, o deputado Roberto Hashioka, autor da proposta que criou a comenda, destacou o papel das comunidades estrangeiras na construção da história e no desenvolvimento do Estado. “Mais do que celebrar origens, estamos promovendo integração, respeito e união entre os povos”, afirmou.
Adriana Sato representou Sérgio Longen na solenidade que reconheceu contribuições às comunidades culturais de MS
Adriana Sato, ao receber a homenagem, também destacou a diversidade cultural que representa. “Sou metade japonesa, metade italiana e cidadã paraguaia. Mato Grosso do Sul é um exemplo de convivência entre culturas que se complementam e nos fortalecem como sociedade”, disse.
Trajetória empresarial - Sérgio Marcolino Longen nasceu em Toledo (PR), em 1962, e vive em Mato Grosso do Sul desde 1977. Iniciou sua carreira empreendedora em Roraima, fundando uma loja de produtos agropecuários, além de atuar com postos de combustíveis e transporte.
De volta ao Estado em 1991, fundou a Semalo Indústria e Comércio de Alimentos, com unidades em Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e um centro de distribuição no Paraguai.
Desde 2007, comanda a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), além de ocupar cargos nacionais como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente dos Conselhos Regionais do Sesi/MS e Senai/MS.
