
Investir em qualificação técnica é uma estratégia eficiente para ingressar ou se destacar no mercado de trabalho. De olho nas tendências e demandas das indústrias, o Senai listou os cinco cursos técnicos mais procurados em 2025, com destaque para formações que apresentam altas taxas de ocupação profissional.

Saiba Mais
- CURSOS TÉCNICOS
Senai abre matrículas para cursos técnicos em MS e oferece 1.640 vagas para 2025
- INFORME PUBLICITÁRIO
Aproveite as oportunidades: capacite-se com o Senai
- INFORME PUBLICITÁRIO
Aproveite as oportunidades: capacite-se com o Senai
- QUALIFICAÇÃO
Senai abre 1.640 vagas em MS e destaca oportunidades em Rio Verde e Maracaju
Entre os cursos mais requisitados estão segurança do trabalho, eletrotécnica, manutenção automotiva, mecânica industrial e refrigeração e climatização. Todos oferecem conhecimento técnico e prático, atendendo às necessidades das indústrias e garantindo um alto índice de empregabilidade, conforme a pesquisa de acompanhamento de egressos do Senai entre 2022 e 2024.
Os cinco cursos técnicos mais procurados:
Segurança do Trabalho - Focado em saúde e segurança, o curso capacita profissionais para aplicar normas técnicas e realizar procedimentos que garantam ambientes mais seguros em diferentes setores industriais.
Eletrotécnica - Com taxa de empregabilidade de 91,7%, forma profissionais aptos a projetar, instalar e manter sistemas elétricos em residências, comércios, indústrias e áreas rurais.
Manutenção Automotiva - O curso prepara técnicos para diagnosticar e realizar manutenções mecânicas e eletroeletrônicas em veículos, uma área com demanda crescente no mercado automotivo.
Mecânica Industrial - Indispensável na indústria, capacita para manutenção e otimização de equipamentos e processos produtivos, com alta taxa de ocupação, de 91,1%.
Refrigeração e Climatização - Ensina a projetar, instalar e manter sistemas de refrigeração e climatização, seguindo normas técnicas e ambientais, utilizando as tecnologias mais modernas do setor.
Além dos cursos mais procurados, o Senai oferece mais de 20 opções em áreas como Papel e Celulose, Automação Industrial, Móveis e Edificações, atendendo às demandas específicas das indústrias de Mato Grosso do Sul. Os interessados podem se inscrever até o preenchimento das vagas pelo site.
