
Em missão oficial em Washington, a senadora de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) relatou que a compra de fertilizantes russos pelo Brasil foi um dos principais pontos de preocupação durante as reuniões da comitiva brasileira com parlamentares e empresários dos Estados Unidos. Em entrevista nesta quarta-feira (30), ela destacou que o assunto foi levantado por senadores dos dois partidos norte-americanos, tanto democratas quanto republicanos.

Tereza Cristina explicou que os parlamentares dos EUA veem com reservas a compra de fertilizantes e óleo da Rússia, considerando que essa prática, segundo eles, fortalece o país na continuidade da guerra contra a Ucrânia. A senadora afirmou que o tema será abordado no relatório final da missão ao Brasil. “Esse é um assunto sensível que ouvimos de muitos parlamentares e também da iniciativa privada”, afirmou.
A comitiva de senadores, que viajou para os Estados Unidos no fim de semana, tem como objetivo melhorar a relação entre o Congresso dos dois países e discutir a imposição de tarifas, sem a intenção de fechar acordos definitivos. O senador Esperidião Amin (PP-SC), também integrante da missão, destacou que o grupo não foi aos Estados Unidos para negociar tarifas, mas para buscar soluções e estabelecer um diálogo mais construtivo.
Ele afirmou que a medida de anunciar uma sobretarifa com prazo curto de 20 dias demonstra uma postura pouco negociadora por parte dos EUA. “Estamos aqui para pedir negociação”, disse Amin, enfatizando a importância de um processo de diálogo entre os países.
