
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que lidera uma comitiva de senadores no Estados Unidos, afirmou que o grupo conseguiu reduzir a tensão entre Brasil e EUA em relação às tarifas impostas a produtos brasileiros. Trad destacou que, apesar de o Brasil não fazer parte do Executivo, o trabalho dos parlamentares ajudou a amenizar as dificuldades comerciais entre os dois países.

Durante a missão, o grupo se encontrou com nove parlamentares americanos - sendo oito democratas, que se opõem a Trump, e um republicano. Trad comentou que, mesmo sendo o partido republicano minoritário, o encontro com o parlamentar republicano foi positivo. "Foi possível perceber que ele é um parlamentar muito ouvido e respeitado", disse o senador.
Mensagem de “perde-perde” - A comitiva brasileira aproveitou as conversas para reforçar a mensagem de que a taxação de produtos brasileiros prejudica também os Estados Unidos, o que Trad classificou como um cenário de "perde-perde". O objetivo do grupo foi transmitir aos americanos que ambos os países têm a perder com a medida, e que a solução mais eficaz seria reverter as tarifas impostas.
Em sua visita, Trad reafirmou o compromisso de trabalhar pela redução das tarifas e pela construção de uma relação comercial mais equilibrada entre Brasil e Estados Unidos, que beneficie ambas as economias.
