alms4
SEMANA S

Semana S do Comércio chega em Campo Grande com foco em inovação, qualificação e cultura

Evento promovido pela Fecomércio/MS acontece nos dias 16 e 17 de maio e oferece palestras, oficinas e shows para empresários e comunidade

14 maio 2025 - 10h30Iury de Oliveira
Vitor Mello (Sesc MS), Jordana Duenha (Senac MS) e Edison Araújo (Fecomércio-MS) durante café da manhã com a imprensa, apresentando a programação da Semana S do Comércio
Vitor Mello (Sesc MS), Jordana Duenha (Senac MS) e Edison Araújo (Fecomércio-MS) durante café da manhã com a imprensa, apresentando a programação da Semana S do Comércio - (Foto: Iury de Oliveira)

Nesta quarta-feira (14), um café da manhã com a imprensa marcou o lançamento da Semana S do Comércio, evento promovido pela Fecomércio/MS que será realizado nos dias 16 e 17 de maio em Campo Grande. A ação integra um movimento nacional conduzido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), com atividades simultâneas em todas as capitais brasileiras.

Canal WhatsApp

Voltada para empresários, empreendedores, estudantes e o público em geral, a programação será distribuída entre dois espaços: o Senac Hub Academy e o Sesc Teatro Prosa. Com entrada gratuita, o evento vai oferecer palestras com especialistas renomados, oficinas práticas, debates, atrações culturais e oportunidades de capacitação profissional.

Durante o encontro com os jornalistas, o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, destacou a importância da Semana S como uma vitrine do setor comercial. “Essa ação da Semana S do Comércio é uma ação global. Todos os estados estão fazendo. É um projeto da CNC para que a sociedade e também os nossos políticos conheçam os nossos negócios, porque é a instituição do comércio”, afirmou.

Araújo também lembrou da relevância do setor para a economia estadual. “O comércio representa hoje 75% da mão de obra no Mato Grosso do Sul e dois terços da arrecadação provêm do sistema de comércio. Ele faz parte integralmente do setor de desenvolvimento econômico do Estado, gerando emprego e renda para os nossos colaboradores”, pontuou.

Edison Araújo, presidente da Fecomércio-MS, destaca a importância da Semana S como marco para o setor comercial e sua contribuição para a economia do Mato Grosso do SulEdison Araújo, presidente da Fecomércio-MS, destaca a importância da Semana S como marco para o setor comercial e sua contribuição para a economia do Mato Grosso do Sul (Foto: Iury de Oliveira)

A Semana S agora é parte do calendário oficial do município e do Estado, reconhecida por leis aprovadas tanto na Câmara Municipal quanto na Assembleia Legislativa. “É uma grata satisfação poder ter isso oficializado. Começamos um marco com os dias 16 e 17 como o Dia do Sistema S do Comércio em todo o país”, completou o presidente.

Com foco na qualificação, o evento terá quatro palestras magnas com nomes de peso como Samy Dana, Juan Pablo Boeira, Tony Ventura e Rafael Cortez, tratando de temas como inteligência artificial, transformação digital, autoconhecimento e economia. “O Senac traz uma série de programações para públicos diversos”, explicou Jordana Duenha, diretora de Educação Profissional do Senac MS. “Queremos apresentar o Sistema Comércio para o estado, para os empresários e a comunidade”.

Além das palestras, haverá oficinas nas áreas de saúde, beleza, tecnologia da informação, gastronomia, sustentabilidade e turismo. “Nossa Carreta Escola de Gastronomia estará presente, com oficinas práticas e conteúdos acessíveis para todos os públicos”, afirmou Duenha.

Jordana Duenha, diretora de Educação Profissional do Senac MS, apresenta a programação voltada à qualificação e formação profissional durante a Semana S do ComércioJordana Duenha, diretora de Educação Profissional do Senac MS, apresenta a programação voltada à qualificação e formação profissional durante a Semana S do Comércio (Foto: Iury de Oliveira)

A diretora também reforçou que as inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. “É importante chegar cedo, fazer a inscrição previamente e garantir o acesso ao conteúdo”, disse. A expectativa é receber cerca de mil pessoas por dia, totalizando aproximadamente duas mil durante os dois dias.

Já o Sesc MS participa com uma programação focada na transformação social por meio de seus cinco pilares: cultura, lazer, assistência, saúde e educação. “Vamos trazer um pouco de cada programa para o evento, especialmente na área da cultura, que é uma grande expectativa do público”, explicou Vitor Mello, diretor regional do Sesc MS.

Entre as atrações culturais estão intervenções artísticas durante todo o evento e o encerramento com um show da cantora Patrícia Adriana, na noite de sábado (17). “Nossa missão é transformação social por meio da qualidade de vida. Vamos mostrar como o Sesc pode atuar na vida das pessoas através dos nossos serviços”, completou Mello.

Vitor Mello, diretor regional do Sesc MS, ressalta a participação da instituição com ações culturais e sociais que promovem qualidade de vida e transformação social.Vitor Mello, diretor regional do Sesc MS, ressalta a participação da instituição com ações culturais e sociais que promovem qualidade de vida e transformação social. (Foto: Iury de Oliveira)

A programação também inclui duas mesas redondas. Na sexta-feira (16), o tema será o impacto da rota bioceânica no setor de comércio e serviços. Já no sábado (17), a discussão gira em torno da inovação e sua influência nas carreiras e no mercado de trabalho.

Além disso, os sindicatos patronais vinculados à Fecomércio estarão presentes. “Eles vão oferecer orientações empresariais, tirar dúvidas sobre negociações coletivas e mostrar como podem impactar a vida das empresas”, destacou Mello.

Montagem da estrutura da Semana S do Comércio, que acontece nos dias 16 e 17 de maio em Campo GrandeMontagem da estrutura da Semana S do Comércio, que acontece nos dias 16 e 17 de maio em Campo Grande (Foto: Iury de Oliveira)

Mesmo antes de começar, a primeira edição da Semana S em Campo Grande já é considerada um sucesso. “A expectativa é a mais positiva possível. Temos ansiedade e entusiasmo para que os empresários e a comunidade venham, participem, conheçam nosso trabalho e aproveitem os serviços oferecidos”, afirmou Edison Araújo.

O evento, que começa na sexta-feira às 14h, segue até sábado à noite. O encerramento será com um grande show gratuito, aberto ao público, promovido pelo Sesc no Teatro Prosa.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop