cassems
PROGRAMAÇÃO

'Cooperativas constroem um mundo melhor' marca a Semana do Cooperativismo em MS

Com ações sociais, eventos esportivos e reconhecimento institucional, a semana celebra o impacto transformador do cooperativismo no Estado

1 julho 2025 - 11h00Carlos Guilherme, Iury de Oliveira e Rafael Rodrigues
Celso Ramos Régis, presidente do Sistema OCB/MS e da cooperativa Sicredi, afirmou que o reconhecimento internacional reforça a relevância do modelo cooperativo.
Celso Ramos Régis, presidente do Sistema OCB/MS e da cooperativa Sicredi, afirmou que o reconhecimento internacional reforça a relevância do modelo cooperativo. - (Fotos: Rafael Rodrigues)

Teve início nesta terça-feira (1º), com um café da manhã para a imprensa, a programação oficial da Semana do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul do Sistema OCB/MS.

Canal WhatsApp

A data marca o início das celebrações em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Este ano, a semana ganha contornos ainda mais simbólicos após a Organização das Nações Unidas (ONU) declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Representantes do setor destacaram o papel do cooperativismo como vetor de desenvolvimento econômico, inclusão social e geração de oportunidades. O presidente do Sistema OCB/MS e da cooperativa Sicredi, Celso Ramos Régis, afirmou que o reconhecimento internacional reforça a relevância do modelo cooperativo.

“As cooperativas trazem inúmeros benefícios à população que com elas trabalha. Em Mato Grosso do Sul, já são mais de 15 mil empregos diretos gerados e mais de 500 mil cooperados vinculados à nossa central, composta por 37 cooperativas no Estado”, destacou Régis.

Começou hoje (1º) a Semana do Cooperativismo em MS, com uma programação intensa para celebrar o impacto positivo do setor no Estado

Ele explicou que a essência do cooperativismo está na união de pessoas com interesses comuns, promovendo a autonomia coletiva. “Médicos podem formar uma cooperativa para oferecer planos de saúde. Produtores rurais podem se reunir para adquirir insumos mais baratos ou comercializar seus produtos de forma conjunta. Essa forma de organização econômica gera vantagens expressivas. Como diz o lema: 'Juntos somos mais fortes’”, afirmou.

O presidente também lembrou que essa é a segunda vez que a ONU reconhece as cooperativas de forma oficial - a primeira foi em 2012. “Isso mostra o valor duradouro das cooperativas como modelo de organização social”, concluiu.

Programação extensa e participação popular - A semana será marcada por uma série de ações em diferentes frentes. No dia 2 de julho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza uma Moção de Homenagem à Semana do Cooperativismo, proposta pelo deputado estadual e coordenador da Frencoop/MS, Professor Rinaldo Modesto (União Brasil). Segundo Régis, o apoio político é inédito no Brasil: “Todos os 24 deputados estaduais aderiram à Frente Parlamentar do Cooperativismo, o que mostra a força do nosso movimento”, destacou.

Já nos dias 5 e 6 de julho, Dourados sedia o tradicional o Torneio de Integração Cooperativista (Ticoop), que este ano chega à sua 30ª edição. O evento será realizado no Clube Indaiá e deve reunir cerca de 2 mil participantes de 217 cooperativas de todo o Estado.

Segundo o coordenador de Promoção Social do Sistema OCB/MS, Renato Marcelino, o torneio vai muito além da competição. “Desde 2013, promovemos o Ticoop como uma celebração da coletividade. É um evento que promove saúde, bem-estar, engajamento e espírito cooperativista. Durante meses, os times se preparam com treinos, encontros e muito envolvimento”, afirmou.

Teve início nesta terça-feira (1º), com um café da manhã para a imprensa, a programação oficial da Semana do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul do Sistema OCB/MS

Além das modalidades esportivas, o Ticoop terá apresentações culturais, games, atividades circenses, espaços interativos e até caricaturas. “Será um momento de celebração e aprendizado. O público também poderá conhecer os indicadores de desempenho das cooperativas e suas histórias”, completou Marcelino.

Um dos pontos altos da programação será a cerimônia oficial do Dia Internacional do Cooperativismo, no sábado (5), a partir das 19h, no espaço Brasil Eventos, em Campo Grande. Durante o evento, serão homenageadas figuras que contribuíram significativamente para o fortalecimento do cooperativismo no Estado.

Marcelino também destacou a relevância de projetos voltados para a promoção social. “É nessa área que está o coração do cooperativismo. Nossa missão é cuidar da essência: as pessoas. Todos os projetos que desenvolvemos são pensados para atender às necessidades humanas que estão na base de nossas cooperativas”, disse.

Entre os projetos de destaque, está o Dia de Cooperar (ou Dia C), que mobilizou em 2023 mais de 130 mil voluntários em ações realizadas em 900 cidades brasileiras, com destaque para Mato Grosso do Sul, que registrou 390 ações e beneficiou mais de 126 mil pessoas em 58 municípios.

Este ano, o Dia C será celebrado em 30 de agosto, na Vila Almeida, em Campo Grande, alinhando-se à Semana Nacional do Voluntariado. “Teremos atividades abertas à comunidade e parcerias com diversas instituições, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Marcelino.

Outro destaque é o Fórum de Liderança Feminina, que abordará temas como felicidade corporativa e comunicação assertiva, áreas que vêm recebendo atenção especial das cooperativas locais. “Estamos comprometidos com o fortalecimento das lideranças femininas e com a construção de ambientes mais inclusivos e empáticos”, pontuou.

O presidente também lembrou que essa é a segunda vez que a ONU reconhece as cooperativas de forma oficial - a primeira foi em 2012

Capacitação e identidade cooperativa - Para fomentar ainda mais a formação dos cooperados, foi lançada a plataforma CapacitaCoop, que oferece cursos, minicursos e treinamentos gratuitos voltados à comunidade cooperativista e ao público em geral. “É uma ferramenta que reforça nosso compromisso com a educação continuada e o protagonismo das pessoas dentro das cooperativas”, destacou Marcelino.

A identidade visual e a comunicação também têm papel estratégico na valorização das cooperativas. “Muitas vezes, as pessoas não percebem que estão consumindo produtos de cooperativas. Por isso criamos o selo 'Somos Coop', que ajuda o consumidor a identificar esses produtos”, explicou Régis. “O cooperativismo está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. E essa semana é uma grande oportunidade de reforçarmos isso junto à sociedade”, finalizou Celso Régis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas