
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira, 11, a redução da taxa básica de juros como medida necessária para destravar investimentos em infraestrutura no país. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento do Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Segundo Mercadante, a atual taxa Selic tem dificultado o avanço de projetos e pressionado o setor produtivo.
“A taxa Selic tem dificultado o investimento e penalizado empresas brasileiras. Por isso, os juros estão prontos para cair de forma sustentável e espero que acelerada para destravarmos investimentos no Brasil”, afirmou.
O presidente do BNDES disse ainda que, pela percepção do mercado e do próprio Comitê de Política Monetária (Copom), as taxas devem entrar em trajetória de queda.
Durante o discurso, Mercadante destacou que, apesar do cenário de juros elevados, o governo federal tem conseguido avançar com investimentos em diferentes áreas da infraestrutura. O evento marcou o anúncio de novos aportes no setor aeroportuário.
O Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos prevê recursos para terminais administrados pela iniciativa privada, com apoio financeiro do BNDES.
Ao final da fala, Mercadante fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanhava a cerimônia, mas não discursou.
“Tem gente que acha que Brasil precisa de CEO, mas precisa de estadista. O Brasil precisa do Lula, como a África do Sul precisava do Mandela e a Índia, do Gandhi”, declarou.
A manifestação ocorre em um momento de debate sobre a condução da política monetária e os impactos da taxa de juros sobre o crescimento econômico.
