
O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) classificou como “muito positiva” a reunião realizada nesta quinta-feira (16) entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.

De acordo com nota oficial divulgada após o encontro, os dois países demonstraram disposição para avançar nas negociações comerciais e fortalecer a cooperação bilateral em diferentes áreas.
Além disso, os representantes dos governos concordaram em trabalhar juntos para agendar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que deve ocorrer nos próximos meses, embora ainda sem data ou local definidos.
Reaproximação e agenda conjunta - Segundo o USTR, Brasil e Estados Unidos irão “colaborar e conduzir discussões em múltiplas frentes no futuro imediato”, com o objetivo de estabelecer uma agenda de trabalho bilateral contínua.
O encontro faz parte do processo de reaproximação entre os dois países, que enfrentaram um período de tensão diplomática após os EUA imporem tarifas a produtos brasileiros e adotarem sanções contra autoridades.
A reunião entre Vieira e Rubio foi o primeiro contato de alto nível desde que Trump reassumiu a presidência dos EUA, e marca uma nova fase de diálogo, agora com foco em comércio, tarifas e cooperação estratégica.
