senai
ECONOMIA

Consulta ao quarto lote de Restituição do Imposto de Renda 2025 será liberada nesta sexta-feira (22)

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. Pagamento será realizado em 29 de agosto.

22 agosto 2025 - 07h40
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda - (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)
ENERGISA

Nesta sexta-feira, 22, a partir das 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Ao todo, cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a declaração deste ano receberão um total de R$ 2,92 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Canal WhatsApp

O montante será dividido entre diferentes grupos de contribuintes, conforme a prioridade estabelecida pela Receita Federal. A maior parte do valor será destinada a contribuintes sem prioridade, ou seja, aqueles que enviaram a declaração mais perto do fim do prazo. Os valores serão distribuídos da seguinte forma:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade

  • 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix

  • 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos

  • 22.841 contribuintes cujo principal rendimento é proveniente do magistério

  • 13.515 contribuintes acima de 80 anos

  • 7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave

Embora os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix não tenham prioridade legal, eles receberam maior destaque este ano, com a maioria das restituições sendo pagas nos três primeiros lotes.

A consulta pode ser realizada de forma rápida e prática no site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve acessar a seção "Meu Imposto de Renda" e clicar no botão "Consultar a Restituição". Também é possível verificar a situação da restituição através do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.

O pagamento será realizado em 29 de agosto, diretamente na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração de Imposto de Renda. Caso o contribuinte não seja incluído neste lote, ele deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar possíveis pendências. Se necessário, será possível enviar uma declaração retificadora para regularizar a situação.

Caso a restituição não seja depositada na conta indicada, como no caso de conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgatar por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil, através dos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte poderá solicitar o pagamento no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", clicando em "Meu Imposto de Renda" e selecionando a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas