
A Receita Federal inicia, nesta sexta-feira (29), o pagamento do quarto lote de restituições do Imposto de Renda de 2025. Em Mato Grosso do Sul, 27.937 contribuintes serão contemplados com um total de R$ 41.974.039,94. Este lote é o penúltimo da temporada, com o último programado para o dia 30 de setembro.

Desse total, R$ 6,5 milhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal. Entre esses, estão idosos com mais de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, deficientes, portadores de doenças graves e professores com o magistério como fonte principal de renda. Também são contemplados os que optaram por declarar via pré-preenchida ou realizar o pagamento via Pix.
Para conferir se tem direito à restituição, o contribuinte pode acessar a página “Meu Imposto de Renda” no site da Receita Federal. A consulta pode ser feita de forma simplificada ou detalhada, com a possibilidade de visualizar pendências que podem ser corrigidas. A Receita Federal ainda disponibiliza um aplicativo para smartphones, facilitando o acompanhamento pelo celular.
Importante: a restituição será paga apenas em contas bancárias corretas, que estejam em nome do contribuinte. Caso o valor não seja resgatado, o pagamento pode ser reagendado pelo Banco do Brasil até um ano, sendo necessário informar o número do recibo da declaração. Se o valor não for resgatado, o contribuinte deverá solicitar o pagamento novamente pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
