Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de dezembro de 2025 - 09h04
Sistema FIEMS - Boas Festas
IMPOSTO DE RENDA

Receita paga lote da malha fina de dezembro

Pagamento contempla mais de 263 mil contribuintes que regularizaram pendências e inclui valores residuais de anos anteriores

29 dezembro 2025 - 07h25Agência Brasil
Receita Federal libera pagamento da malha fina de dezembro para mais de 263 mil contribuintes.
Receita Federal libera pagamento da malha fina de dezembro para mais de 263 mil contribuintes. - (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Receita Federal realiza nesta segunda-feira (29) o pagamento do lote da malha fina de dezembro do Imposto de Renda. O crédito contempla contribuintes que haviam caído na malha fina, regularizaram as pendências junto ao Fisco e, agora, acertam as contas com o Leão. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.

Canal WhatsApp

Ao todo, 263.255 contribuintes receberão R$ 605,99 milhões. Desse montante, R$ 309,6 milhões serão destinados a pessoas que têm prioridade legal no recebimento da restituição, conforme critérios definidos pela legislação.

A maior parte dos beneficiados é formada por contribuintes que utilizaram ferramentas digitais disponibilizadas pela Receita Federal. Segundo os dados divulgados, 178.030 pessoas usaram a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, optaram por receber a restituição via Pix, modalidade que vem sendo incentivada pelo órgão por agilizar o processo de pagamento.

Na sequência, aparecem 34.796 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. Outros 29.688 não se enquadram em nenhum critério de prioridade legal. O lote também inclui 11.344 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério, 5.310 pessoas com mais de 80 anos e 4.087 contribuintes com deficiência física ou mental, ou com doença grave.

A consulta ao lote está disponível desde o último dia 22 e pode ser feita de forma simples. Basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo oficial da Receita, que pode ser baixado em tablets e smartphones.

O pagamento da restituição será realizado na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix do tipo CPF, caso o contribuinte tenha optado por essa forma de recebimento. Quem não encontrar o nome na lista pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC, para verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Em situações em que o valor não é depositado, como nos casos de conta bancária desativada, a restituição fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001, para capitais, 0800-729-0001, para outras localidades, e 0800-729-0088, canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Caso o valor não seja resgatado dentro desse prazo de um ano, o contribuinte ainda poderá solicitar a restituição. O pedido deve ser feito pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop