
A Receita Federal libera, nesta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Ao todo, 7,2 milhões de contribuintes receberão um total de R$ 10 bilhões. Esse lote é o maior da história, tanto em número de pessoas contempladas quanto no valor envolvido.

A consulta estará disponível a partir das 10h, tanto no site da Receita Federal quanto no aplicativo para dispositivos móveis. O pagamento será feito até o dia 31 de julho, de acordo com as informações fornecidas na declaração do Imposto de Renda.
Restituição por prioridade - A maior parte da restituição será destinada a contribuintes com prioridade no reembolso. Os grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, docentes, indivíduos com deficiência, além daqueles que indicaram a chave Pix para o depósito.
Entre os 7.219.048 contribuintes contemplados, 6.316.894 usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o pagamento via Pix. Outros 755.978 contribuintes não têm prioridade, enquanto 83.575 pessoas com idades entre 60 e 79 anos também serão contempladas. 35.315 docentes e 15.988 idosos acima de 80 anos também fazem parte deste lote.
Além disso, 11.298 contribuintes que declararam ter deficiência física ou mental, ou que possuem doença grave, também estão na lista para receber a restituição.
Como consultar e resolver pendências - Os contribuintes podem consultar a restituição por meio do site da Receita Federal, acessando o portal “Meu Imposto de Renda” e clicando na opção “Consultar a Restituição”. O mesmo procedimento pode ser feito pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Se o contribuinte não for encontrado na consulta, é recomendável que ele acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verifique se há alguma pendência. Caso haja, o contribuinte pode retificar a declaração e aguardar os próximos lotes.
Como proceder em caso de problemas com o pagamento - Se a restituição não for depositada na conta informada, seja por conta desativada ou outro motivo, o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em uma conta bancária de sua titularidade através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Após um ano, o contribuinte que não resgatar o valor deverá solicitar a restituição diretamente no Portal e-CAC. Para isso, basta acessar a seção “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda”. O campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária" estará disponível para fazer a solicitação.
