
Nesta quinta-feira (24), a Receita Federal abrirá a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, com liberação a partir das 10h. Este lote é o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor, com R$ 10 bilhões destinados a aproximadamente 7,2 milhões de pessoas. Além das restituições deste ano, o lote também inclui valores residuais de anos anteriores.

O Fisco detalhou a distribuição das restituições, que são pagas de acordo com a prioridade estabelecida para diferentes grupos de contribuintes:
- 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 755.978 contribuintes sem prioridade;
- 83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 15.988 contribuintes acima de 80 anos;
- 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Embora os contribuintes que escolheram usar a declaração pré-preenchida e o Pix não tenham prioridade por lei, eles se tornaram uma exceção neste ano, recebendo a restituição antes dos demais.
A consulta ao lote pode ser feita de forma simples no site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve acessar a página, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.
O pagamento será realizado no dia 31 de julho, de acordo com os dados fornecidos na declaração de Imposto de Renda, seja para conta bancária ou chave Pix do tipo CPF. Se o contribuinte não estiver no lote, é possível verificar a situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, caso haja pendências, corrigir a declaração por meio de uma retificadora, aguardando os próximos lotes.
