
A maior oferta de alimentos contribuiu para a redução dos preços de frutas, legumes e verduras em São Paulo no mês de novembro, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo a Apas, os produtos in natura registraram queda de 2,43% no período, revertendo a alta de 4,18% observada em outubro de 2025. No acumulado do ano, a categoria apresenta recuo de 3,78% nos preços. Em novembro de 2024, o mesmo grupo havia registrado alta de 1,20%.
A entidade aponta que o movimento de baixa está relacionado à combinação entre aumento da oferta e demanda mais fraca ao longo do mês.
Entre os itens da categoria, os legumes lideraram a redução, com deflação de 12,4% em novembro. As verduras também ficaram mais baratas, com queda de 1,78%, enquanto as frutas apresentaram recuo médio de 1,86% nos preços.
De acordo com o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz, o comportamento das frutas segue um padrão sazonal. “Existe uma tendência de aumento da oferta no quarto trimestre de itens como uvas, limão, peras, morangos, melões, mangas e maçãs, o que contribui para pressionar os preços para baixo”, afirmou em nota.

