tjms
RESULTADO

MS registra a segunda maior projeção de crescimento do PIB do País

A expansão do agronegócio e da agroindustrialização, chega aos 4,6% neste ano.

11 agosto 2022 - 11h40Da Redação
Criação de novas indústrias em MS contribuem para esse resultado
Criação de novas indústrias em MS contribuem para esse resultado - (Foto: Reprodução)

Bons resultados para Mato Grosso do Sul. O Estado registrou a segunda maior projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no País em 2022, ficando atrás apenas de Mato Grosso. O levantamento foi divulgado hoje (11) pelo jornal Valor Econômico. A expansão do agronegócio e da agroindustrialização, chega aos 4,6% neste ano.

Canal WhatsApp

O secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, detalha a importância do resultado. "Essas projeções são extremamente importantes e demonstram o resultado das políticas públicas que nós temos definido para o Estado em termos de crédito, financiamento, infraestrutura, expansão de novas áreas, programas de incentivo aos produtores e para as indústrias, com impacto direto na população mato-grossense e no desenvolvimento econômico de nosso Estado”, afirma o secretário.

Verruck comenta ainda o impacto da estiagem na última safra de soja. “Nós tivemos uma frustração significativa na safra de soja. Isso teve um comprometimento, mas nós recuperamos com a produção a ampliação da produção de milho. No ano passado foram plantados 3,724 milhões de hectares de soja e para 2023 nós temos uma perspectiva de crescimento, Mato Grosso do Sul deve bater novamente o recorde de área plantada de soja, com a conversão de pastagens degradadas em cultivo de soja”, comenta.

O secretário destaca também a expansão em outras atividades econômicas do Estado que contribuem para a elevação do PIB, como o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.

“Além disso, nós tivemos um outro fator positivo, que é a industrialização do milho em Mato Grosso do Sul. Nós tivemos um crescimento da suinocultura, que consome farelo de milho e deve aumentar a nossa produção e exportação de carne suína. Também temos uma ampliação da produção de carne de frango, que é extremamente importante e que a gente também consegue ampliar com a agroindustrialização”, acrescenta o titular da Semagro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas