
Uma nova parceria entre o Sistema Fiems e Sebrae/MS, lançaram o programa “Minha Chance” nesta segunda-feira (27), o programa de qualificação e empregabilidade para preencher 20 mil vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul.

O “Minha Chance” irá funcionar como um feirão itinerante que aproxima empregadores e candidatos a vagas de trabalho. A proposta é percorrer os bairros mais populosos da capital, levando oportunidades de emprego e serviços para quem busca recolocação profissional. Em uma segunda fase, o programa poderá ser expandido para o interior do Estado.

Em cada edição, diversas empresas farão recrutamento de profissionais no local do evento. A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) irá divulgar as vagas abertas e também cadastrar currículos. Já o IEL vai oferecer oficinas para quem quer “turbinar” seu currículo e divulgar vagas de estágio para estudantes dos níveis médio e superior.
Saiba Mais
- FORÇA DA INDÚSTRIA
Longen destaca papel da Fiems na qualificação com construção de indústria em Inocência
- PALESTRAS
Especialista discutem futuro da indústria em primeira edição do Fiems Experience
- AÇÃO SOCIAL
Fiems realiza 'Ação Cidadania' com serviços gratuitos em Dourados neste fim de semana
- NOVAS IDEIAS
Fiems e Fundect prorrogam inscrições para segunda edição da 'Startup Challenge'
Além da oferta de vagas de emprego, o “Minha Chance” disponibiliza cursos gratuitos à população nas mais diversas áreas profissionais, como padeiro, instalador hidráulico, assistente administrativa, eletricista e muitos outros.
“Mato Grosso do Sul vem se desenvolvendo a passos largos, mas temos vivido um apagão da mão de obra no Brasil e, em especial, em nosso Estado. A intenção desse programa é buscarmos as pessoas nos bairros, qualificá-las e encaminhá-las ao mercado de trabalho. Essas pessoas terão oportunidade de se qualificar para garantir, além do emprego, melhores salários”, disse o presidente da Fiems, Sergio Longen.
Tito Estanqueiro explica que a ideia é percorrer os bairros da capital para fazer um “match” entre empregadores e trabalhadores.

“Qual a grande dor que o empresário tem? Ele precisa de pessoas qualificadas e não encontra disponíveis no mercado. Nesse contexto, a gente está se associando ao Sistema Fiems para qualificar as pessoas que hoje estão desempregadas nos bairros. A melhor forma de qualificar é a gente envolver as lideranças dos bairros, para que elas possam estimular as pessoas”, disse o gestor do Sebrae.
Se o aluno não consegue ir à sala de aula, no “Minha Chance” a sala de aula é quem vai até o aluno. A carreta do Senai possui um contêiner adaptado como sala multiuso, onde instrutores poderão qualificar turmas por meio de aulas práticas. São ao todo 50 carretas para atender a demanda.
O “Minha Chance” irá funcionar como um feirão itinerante que aproxima empregadores e candidatos a vagas de trabalho
Na avaliação do secretário Jaime Verruck, o programa tem como principal qualidade a busca ativa pelo profissional. “Esse é o grande desafio, identificar as pessoas e aproximá-las da vaga de emprego. Muitos se qualificam, mas não conseguem chegar às empresas e ocupar esses postos. Parabéns à Fiems e ao Sebrae por essa iniciativa”, disse.
O secretário Jaime Verruck
Gincana - A primeira edição do “Minha Chance” será realizada no dia 9 de julho, no bairro Aero Rancho. Para estimular a participação popular, uma gincana irá definir quais bairros vão receber a carreta do Senai.
Interessados em participar do programa deverão fazer pela internet um cadastro simples, com nome, telefone, CPF e bairro onde mora. O bairro que contar com mais cadastros será contemplado com uma carreta sala de aula.
