
O ano começou com foco em inovação para 120 empresas de Mato Grosso do Sul. Elas foram selecionadas para participar do Programa Decola Empresas, iniciativa do Senac MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O lançamento ocorreu na quinta-feira (29) e marca o início de um ciclo de oito meses de capacitação voltado a pequenos negócios.
As empresas contempladas atuam nos setores de varejo, saúde e turismo, distribuídas em cinco municípios sul-mato-grossenses. O objetivo é apoiar empresários na adoção de uma mentalidade mais inovadora e conectada à transformação digital, com foco em resultados práticos dentro de cada negócio.
“Queremos ampliar o número de empresários entendendo sobre como a mudança interna para uma mentalidade de inovação e de transformação digital pode gerar nos pequenos negócios”, afirma Jordana Duenha, diretora regional do Senac Mato Grosso do Sul.
O que o programa oferece - O Programa Decola Empresas será desenvolvido ao longo de oito meses, período em que os participantes terão contato direto com mentores e especialistas. Ao todo, serão mais de 60 horas de mentoria especializada, divididas em duas etapas principais, para apoiar desde o entendimento do conceito de inovação até a aplicação das mudanças na rotina da empresa.
A proposta é que cada empreendedor consiga adaptar o conteúdo à sua realidade, criando soluções próprias, sem depender apenas de modelos prontos. O programa é gratuito, o que amplia o acesso de pequenos negócios à formação em inovação, tema que muitas vezes fica distante do dia a dia da micro e pequena empresa.
Setores escolhidos: varejo, saúde e turismo - A diretora de inovação, planejamento e tecnologia do Senac MS, Ana Carina Pini de Mello, explica por que o Decola Empresas priorizou esses três segmentos.
“Selecionamos empresas de varejo, saúde e turismo porque são os setores que mais crescem no Estado e que têm maior potencial de mudança diante dos investimentos atraídos pelo Governo do Estado”, afirma.
Com isso, o programa mira áreas que já vivem um momento de expansão em Mato Grosso do Sul e que podem se beneficiar diretamente de práticas mais inovadoras, seja no atendimento, na gestão, na experiência do cliente ou no uso de tecnologia.
Empresários participantes do Programa Decola Empresas durante encontro de lançamento do projeto de inovação do Senac MS, em parceria com o Governo do Estado.Competitividade em meio à transição econômica - Durante o lançamento, o titular da Semadesc, secretário Jaime Verruck, falou sobre o cenário econômico do estado e o impacto das mudanças em curso sobre o dia a dia das empresas. Ele abordou temas como transição econômica, tributária e logística, destacando a necessidade de adaptação do setor produtivo.
“Mato Grosso do Sul talvez seja um dos estados mais bem posicionados nessa agenda de transição energética e com investimentos. Estamos fazendo um esforço brutal para que o estado continue crescendo de forma competitiva e precisamos de empresas competitivas”, destaca o secretário.
A fala reforça o papel de programas como o Decola Empresas no alinhamento entre políticas públicas e a realidade do empreendedor, especialmente aquele que atua em segmentos diretamente afetados pelo crescimento econômico regional.
Inovação como mudança de mentalidade - A palestra principal da noite foi conduzida por Allan Costa, especialista em inovação. Ele chamou a atenção para a ideia de que inovar não se resume a usar novas tecnologias, mas exige uma mudança de postura por parte de quem lidera o negócio.
Nos últimos anos, segundo ele, se consolidou a percepção de que inovação depende, antes de tudo, de mentalidade. O ponto central é o empresário desenvolver um olhar inconformado, disposto a questionar o que já é feito e buscar constantemente formas melhores de entregar produtos e serviços.
“A gente hoje não tem como falar de negócio competitivo sem falar de inovação e é exatamente isso que o Decola vai trazer, de maneira objetiva e aplicável para gerar resultados, que é isso que no final do dia importa para o empresário”, afirma o palestrante.
Possibilidade de novas vagas - Embora as 120 empresas participantes já estejam selecionadas, o interesse pelo programa continua sendo mapeado pelo Senac MS. Quem não se inscreveu no edital, mas deseja participar de futuras turmas ou novas oportunidades, pode enviar seus dados para o e-mail decola@ms.senac.org.br.
A partir desse cadastro, a instituição terá um banco de interessados, o que pode facilitar a abertura de novas vagas ou a criação de ações semelhantes voltadas ao empreendedorismo e à inovação no estado.
Senac MS: 80 anos de história e foco no futuro - O lançamento do Programa Decola Empresas ocorre em um momento especial para o Sistema Comércio. No dia 10 de janeiro, o Senac completou 80 anos de atuação no país. Desde 1946, a instituição contribui para o fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo, unindo tradição, autenticidade e inovação em seus projetos de formação profissional e apoio ao setor produtivo.
Em Mato Grosso do Sul, a história do Senac acompanha o desenvolvimento do estado. A atuação começou em 1947, ainda no período de estado uno, e ganhou estrutura própria em 1980, com a criação do Departamento Regional, dois anos após a divisão do território sul-mato-grossense.
Hoje, o Senac MS integra o Sistema Comércio MS, composto por Fecomércio, Sesc, Senac, IPF e sindicatos empresariais. O sistema é presidido por Edison Araújo e administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Com iniciativas como o Programa Decola Empresas, o Senac reforça a combinação entre tradição e olhar para o futuro, conectando sua trajetória de oito décadas com as demandas atuais dos pequenos negócios, que precisam se manter competitivos em um cenário cada vez mais dinâmico.

