TCE
CAPACITAÇÃO

Campo Grande bate recorde de capacitações pelo Primt e reforça inclusão no mercado de trabalho

Programa municipal qualificou 1.462 beneficiários em 2025, alta de 23% em relação a 2023; ações já atenderam cerca de 80 mil pessoas em 14 anos

11 agosto 2025 - 11h00André Maganha
Em 2025, o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), da Prefeitura de Campo Grande, registrou o maior número de formados desde a sua criação. Foram 1.462 certificados emitidos no Ciclo Anual de Capacitação, aumento de 23% em comparação a 2023.
Em 2025, o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), da Prefeitura de Campo Grande, registrou o maior número de formados desde a sua criação. Foram 1.462 certificados emitidos no Ciclo Anual de Capacitação, aumento de 23% em comparação a 2023. - (Foto: Divulgação)

Em 2025, o Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), da Prefeitura de Campo Grande, registrou o maior número de formados desde a sua criação. Foram 1.462 certificados emitidos no Ciclo Anual de Capacitação, aumento de 23% em comparação a 2023. Criada há 14 anos, inicialmente como Proinc, a iniciativa já beneficiou aproximadamente 80 mil trabalhadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade.

Canal WhatsApp

Atualmente, o Primt atende 2.050 beneficiários, número que respeita o limite de 15% do efetivo total da Prefeitura. Para manter o vínculo, todos precisam concluir ao menos 80 horas/aula de capacitação por ano. A lei municipal nº 7.074/23 estabelece que o programa seja uma via de mão dupla: o beneficiário presta serviço à administração municipal e, em troca, recebe salário, benefícios e qualificação profissional.

Segundo João Henrique Lima Bezerra, diretor-presidente da Funsat, a qualificação é o pilar central da política pública.

“A Prefeitura estende a mão, mas o resultado depende da vontade de crescer. Os cursos oferecem novas perspectivas, especialmente diante da transformação que virá com a Rota Bioceânica”, destacou.

Criada há 14 anos, inicialmente como Proinc, a iniciativa já beneficiou aproximadamente 80 mil trabalhadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade.

As palestras e treinamentos são conduzidos pelo professor Domínio Júnior, mestre em Liderança e autor de 20 livros sobre comportamento humano. Ele compara o Primt a uma etapa de transição:

“O programa é uma ponte, não uma morada. O que fará a diferença é a postura de cada trabalhador diante da oportunidade.”

Com presença em 60 bairros, maioria feminina entre os beneficiários (60%) e atuação em 24 secretarias municipais, o Primt se consolidou como o maior fornecedor anual de alunos para a Escola Funsat. Além da capacitação, garante renda temporária e novas perspectivas a quem enfrenta dificuldades para ingressar no mercado formal.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop