
Adelaido Vila, titular da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande (Sidagro) e também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG) tem encarado uma jornada extraordinária com a III Expedição da Rila (Rota Latino-Americana). Percorrendo mais de 2,5 mil km, Vila busca identificar desafios e mudanças necessárias para adaptar o varejo local à nova realidade econômica.

Saiba Mais
- EXPEDIÇÃO RILA
Expedição RILA marca presença em Porto Murtinho e Loma Plata, seguindo para Argentina
- ECONOMIA
Expedição da Rila visita municipios e obras da ponte da Rota Bioceânica do lado paraguaio
- ROTA BIOCEÂNICA
Em segundo dia de expedição, comitiva da RILA atravessa Rio Paraguai
- ROTA BIOCEÂNICA
Prefeitura de Campo Grande se prepara para a III expedição Rila rumo ao Chile
Nesta terça-feira, Vila chegou a Iquique, no Chile, com uma caravana de 38 caminhonetes e mais de 100 participantes. Durante a expedição, observou a construção da ponte bioceânica, um projeto que promete impulsionar o comércio em Mato Grosso do Sul.
“O que nós percebemos são inúmeras dificuldades, mas uma vontade muita grande de fazer com que isso aconteça. A classe empresarial logicamente está bastante envolvida, disposta a contribuir. São muitos desafios, mas muitas pessoas comprometidas. Eu acredito que a Rota Bioceânica vai mudar totalmente a América Latina”, pontuou.
Vila destacou a importância de inovações para gerar resultados, criar oportunidades e resolver problemas identificados. Ele também enfatizou o comprometimento da classe empresarial e a disposição em superar desafios para tornar a Rota Bioceânica uma realidade.
O trajeto da rota abrange Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, com 40% do projeto já concluído. A obra, iniciada em 2021, tem previsão de término para 2025, prometendo abrir novos caminhos comerciais.
Itinerário da Expedição - A expedição partiu de Campo Grande no dia 24 de novembro, passando por diversos locais, como Chaco Paraguaio, Loma Plata e San Pedro do Atacama. Atualmente em Iquique, Vila se prepara para participar do 4º Foro de Los Territorios Subnacionales Del Corredor Bioceânico Capricornio, envolvendo empresários de várias nacionalidades e uma roda de negócios.
A caravana retorna a Campo Grande na próxima terça-feira (5), trazendo experiências e aprendizados significativos para o varejo e o desenvolvimento econômico da região.
