
A partir de fevereiro de 2026, transferir um empréstimo de um banco para outro ficará mais rápido, simples e digital. O Banco Central anunciou que a portabilidade de crédito — processo que permite trocar uma dívida de uma instituição para outra em busca de juros menores ou melhores condições — será incorporada ao open finance, o sistema financeiro aberto.
Na prática, isso significa que o cliente poderá fazer todo o processo por meio dos aplicativos dos bancos ou fintechs, sem a burocracia atual. Inicialmente, a novidade valerá apenas para empréstimos pessoais. Outros tipos, como crédito consignado, serão incluídos ao longo do ano.
Hoje, a troca de instituição ainda exige etapas manuais e pode levar até cinco dias úteis. Com a digitalização via open finance, esse prazo será reduzido para três dias — desde que o pedido seja feito dentro do ambiente padronizado do sistema.
O objetivo, segundo o Banco Central, é facilitar a vida do consumidor e estimular a concorrência entre os bancos. O diretor de Regulação da autarquia, Gilneu Vivan, afirmou que a mudança vai reduzir erros, cortar custos operacionais e permitir que mais pessoas tenham acesso a melhores ofertas de crédito.
"O que estamos fazendo é levar os benefícios do sistema para a portabilidade, com facilitação da troca de informações e melhor experiência para o cliente", afirmou Vivan.
O novo modelo foi formalizado por meio da Resolução Conjunta nº 15/2025, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A medida não substitui as regras atuais, mas oferece uma alternativa mais moderna e eficiente, que usa o histórico financeiro do cliente para agilizar propostas.
Além do crédito pessoal em fevereiro de 2026, o crédito consignado para servidores públicos federais deve entrar na fase de testes em agosto, com lançamento ao público previsto para novembro do mesmo ano. Outras modalidades de empréstimos serão incorporadas depois.
A expectativa é que o sistema fortaleça o open finance e melhore a integração entre bancos e plataformas financeiras, oferecendo ao cliente mais controle sobre seus dados e decisões financeiras.


