bonito
ANIVERSÁRIO

PIX completa 1 ano e já é o preferido dos brasileiros

Crescendo no mercado B2B, empresas avaliam que ainda há muito o que ser investido para atender às demandas do setor

15 dezembro 2021 - 16h40Mayara Gabrielle
Pix
Pix - (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil )

Evento organizado pela Finnet , empresa de tecnologia financeira há 18 anos no mercado, em novembro, reuniu representantes de empresas e do Banco Central para debater os reflexos do já não tão novo método de pagamento instantâneo que inseriu o Brasil no século 21.

Canal WhatsApp

Os dados que marcam o aniversário de um ano do PIX são bastante chamativos pelos altos números registrados. No primeiro ano foram 7 bilhões de transações registradas, sendo que até o dia 16 de novembro os valores chegaram a 4 trilhões de reais (considerando o período de de novembro/2020 a outubro/2021). Também em novembro foi atingido um novo recorde de 50 milhões de transações em um único dia (5 de novembro).

Para Breno Lobo, Gerente de gestão e operações do PIX no BACEN, o sucesso das operações se deve ao sistema robusto sem grandes problemas, apenas com falhas pontuais no início da operação. “Temos hoje cerca de 350 milhões de chaves cadastrados. Comparado ao sistema de pagamento instantâneos de outros países, o PIX foi o mais rápido (maior velocidade), com uma média de 30 transações por brasileiro no primeiro ano”, destaca.

No mês de abril, o PIX superou a soma de todas as operações de TED, DOC e boleto, e desde outubro representa 72% das transações. No entanto, para o CMO da FINNET, Ori Brandão, o boleto ainda tem muito o que avançar e se atualizar para que o PIX o absorva.

“Quando conhecemos os números do PIX, principalmente no B2B, vemos o tamanho do corpo que esse modelo ganha. A Finnet, como uma empresa que facilita todo o processo financeiro das empresas, enxerga no PIX o futuro para as transações que vão além do uso entre PF’s, mas traz diversos benefícios para o mercado business”, afirma Ori.

Comparando aos cartões, no segundo trimestre de 2021 foram registradas mais de 3 bilhões de operações, enquanto o PIX registrou 1,9 bi no mesmo período. Ao todo, mais de 100 milhões de pessoas já utilizaram o PIX, o que corresponde a 62,4% da população adulta. De acordo com os dados do BACEN apresentados pelo gerente de gestão e operações do PIX, Breno Lobo, ele atinge todas as camadas sociais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop