agems
PIX NOS EUA

Pix chega aos EUA em parceria com Verifone, ampliando presença internacional

Sistema de pagamento brasileiro é agora uma opção para consumidores nos Estados Unidos, facilitando transações para turistas

23 julho 2025 - 18h30Cristiane Barbieri
Sistema de pagamentos é oferecido em maior escala a consumidores brasileiros que estão em outros países
Sistema de pagamentos é oferecido em maior escala a consumidores brasileiros que estão em outros países - (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

O Pix, sistema de pagamentos instantâneo criado no Brasil, expande sua presença internacional e agora pode ser utilizado em larga escala nos Estados Unidos. A novidade é fruto de uma parceria entre a brasileira PagBrasil e a gigante norte-americana Verifone, especializada em soluções de pagamento.

Canal WhatsApp

Antes disponível apenas por meio de chaves Pix associadas a lojistas brasileiros nos EUA, agora o sistema pode ser integrado diretamente nas maquininhas de pagamento dos varejistas norte-americanos. O processo de pagamento será muito semelhante ao que os brasileiros já conhecem: o lojista digita o valor da compra em dólares, e a maquininha gera um QR Code para pagamento via Pix.

Para o consumidor brasileiro, o valor aparece convertido para reais, com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 3,5% já embutido. O comprador escaneia o QR Code com o aplicativo de seu banco, confirma o valor em reais e o pagamento é aprovado de imediato. O processo ocorre em tempo real, com o dinheiro entrando na conta do vendedor imediatamente.

A Verifone, maior adquirente de transações financeiras nos EUA, acredita que a adesão ao Pix será favorável aos comerciantes, já que as taxas são mais baixas do que as cobradas por outras formas de pagamento. Enquanto as transações via Pix têm custo de 2%, pagamentos com cartão de crédito podem chegar a até 3%, além de taxas fixas adicionais.

Madhu Vasu, vice-presidente sênior da Verifone, destacou que o lançamento do Pix nos EUA pode representar uma mudança significativa para o comércio em destinos turísticos como a Flórida e Nova York, onde a demanda de turistas brasileiros é crescente. A expectativa é de que, com a Copa do Mundo de 2026, o número de brasileiros que visitam os EUA aumente consideravelmente, o que impulsionaria ainda mais o uso do Pix.

O Pix não se limita mais ao Brasil. No último ano, o sistema de pagamentos foi introduzido em Portugal, em parceria com a adquirente Unicre, com o objetivo de atender aos 1,1 milhão de brasileiros que visitam o país anualmente. Na Argentina, o Pix já pode ser utilizado em maquininhas do Mercado Pago, serviço do Mercado Livre, desde o início de 2023. Além disso, a fintech Dock fornecerá a infraestrutura para o Bre-B, novo sistema de pagamentos instantâneos da Colômbia, que será lançado ainda este ano, inspirado no Pix brasileiro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop