
A família Phenom 300, da Embraer, foi o jato leve mais vendido do mundo pelo 14º ano consecutivo, segundo dados divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (Gama). A entidade também confirmou que o modelo lidera, pelo sexto ano seguido, o ranking de bimotores a jato mais entregues.
Em 2025, a fabricante brasileira entregou 72 aeronaves da série Phenom 300 — o maior volume anual da última década. Atualmente, mais de 900 jatos da família estão em operação em 70 países, acumulando mais de 2,9 milhões de horas de voo.
De acordo com o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, o desempenho do modelo explica a permanência na liderança.
“O Phenom 300E continua a liderar entre os jatos leves porque entrega o que os clientes mais valorizam: performance incomparável, tecnologia avançada e uma experiência de cabine excepcional”, afirmou.
O Phenom 300E é apontado pela fabricante como o jato leve mais veloz atualmente em produção, com velocidade de cruzeiro de 464 nós e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes. A empresa destaca ainda o desempenho de subida, a eficiência em pistas e o custo operacional e de manutenção inferior ao de concorrentes da categoria.
Na categoria de jatos supermédios, a família Praetor também apresentou resultado expressivo em 2025, com 69 entregas no período.
Impulsionada pela demanda, a Embraer Executive Jets somou 155 entregas no ano, estabelecendo um novo recorde para a unidade de negócios. A empresa também superou a marca de 400 aeronaves da família Praetor entregues globalmente.
