Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de dezembro de 2025 - 17h23
sesi
ECONOMIA

Petrobras vai aprovar projeto de transição energética até o fim do ano, diz Magda Chambriard

Presidente da estatal afirma que proposta terá impacto real e não será "greenwashing"; plano prevê emissões zero até 2050

5 dezembro 2025 - 16h20Denise Luna
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anuncia projeto de transição energética com impacto real durante evento no Rio de Janeiro
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anuncia projeto de transição energética com impacto real durante evento no Rio de Janeiro - (Foto: Joédson Alves/EBC)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta sexta-feira (5) que o Conselho de Administração da companhia deve aprovar, até o fim deste ano, um novo projeto de transição energética. Segundo ela, a proposta é “interessante” e “não é greenwashing”, termo usado para se referir a ações ambientais com pouco ou nenhum impacto efetivo.

Canal WhatsApp

A declaração foi feita durante evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), onde Magda apresentou detalhes do Plano de Negócios 2026-2030 da estatal. Segundo a executiva, o planejamento tem como horizonte estratégico o ano de 2050, quando a companhia pretende alcançar a meta de emissões líquidas zero.

“Vamos aprovar um projeto de transição energética que não é só para parecer sustentável. Ele terá impacto real e será consistente com os compromissos ambientais da Petrobras”, garantiu a presidente.

Magda também destacou os investimentos que a Petrobras planeja realizar no Estado do Rio de Janeiro. Um dos focos será o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, que, segundo ela, contará com uma nova unidade petroquímica “moderníssima”. Apesar da promessa, a presidente da estatal não deu detalhes sobre prazos ou valores envolvidos.

O evento na Firjan reuniu empresários fluminenses e representantes do setor industrial para discutir perspectivas de investimentos, modernização da cadeia energética e oportunidades para a economia do Rio.

O Plano de Negócios 2026-2030 da Petrobras é uma das principais diretrizes de atuação da empresa para os próximos anos e prevê uma diversificação progressiva da matriz energética. A estatal tem enfatizado a busca por fontes menos poluentes, mas sem abandonar o protagonismo do petróleo no curto e médio prazo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop