
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros não organiza suas finanças. Entre jovens de 16 a 24 anos, 72% planejam gastos, enquanto apenas 23% dos maiores de 60 anos fazem o mesmo. Poupar dinheiro regularmente é desafio para metade da população estudada.

Mais da metade dos brasileiros das classes A, B e C (55%) não têm planejamento financeiro, segundo pesquisa “A relação dos brasileiros com dinheiro”, realizada pela Nexus. O estudo aponta que o hábito de organizar as finanças está ligado à idade: quanto mais jovem, maior a preocupação com segurança futura.
Entre os entrevistados de 16 a 24 anos, 72% disseram planejar seus gastos. Entre aqueles com mais de 60 anos, apenas 23% afirmaram ter algum planejamento. A faixa etária de 25 a 40 anos mostra equilíbrio, com 51% planejando e 49% sem planejamento. Por classe social, 86% dos participantes da classe A têm controle financeiro.
O levantamento também revelou dificuldades para poupar. Metade dos entrevistados disse que nunca ou raramente consegue guardar dinheiro de forma regular. Apenas 15% conseguem economizar todos os meses, e 19% afirmaram poupar na maioria dos meses. “Quem tem menos estudo geralmente ocupa cargos com salários mais baixos, o que dificulta poupar. Entre os jovens, que muitas vezes recebem apoio da família, a maioria consegue economizar”, explica Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
A pesquisa mostra ainda diferenças regionais. Moradores do Sul têm mais planejamento financeiro (79%), enquanto no Nordeste (45%) e Sudeste (43%) a porcentagem é menor. Norte e Centro-Oeste registraram 40% dos entrevistados com planejamento.
O estudo da Nexus entrevistou 1.010 pessoas a partir de 16 anos, das classes A, B e C, nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 8 e 9 de agosto de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
