
Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 7 recebem nesta terça-feira (28) o pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás, referente ao mês de outubro. O repasse segue o cronograma do Bolsa Família, com depósitos escalonados até o dia 31 de outubro, quando será a vez dos beneficiários com NIS final 0.
O programa, criado para garantir o acesso ao gás de cozinha a famílias em situação de vulnerabilidade, está previsto para funcionar até o fim de 2026. Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou pouco mais de R$ 542 milhões para cobrir o benefício de 5,01 milhões de lares.
Quem tem direito
O Auxílio Gás é destinado apenas a quem está inscrito no CadÚnico e possui pelo menos um integrante da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A legislação que criou o programa também estabelece prioridade para mulheres responsáveis pelo domicílio, com atenção especial para aquelas vítimas de violência doméstica.
Desde a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, em dezembro de 2022, o valor pago corresponde a 100% da média nacional do botijão de 13 quilos. O benefício é repassado a cada dois meses.
Novo modelo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que promete substituir progressivamente o Auxílio Gás até sua extinção. A nova proposta muda a lógica do benefício: em vez de repassar o valor em dinheiro, as famílias receberão diretamente a recarga do botijão de gás em revendedoras autorizadas.
O Gás do Povo tem como objetivo ampliar o alcance da política pública, triplicando o número de beneficiados e chegando a cerca de 15 milhões de famílias. A transição será feita de forma gradual.

