Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de dezembro de 2025 - 11h44
tjms
AUXÍLIO FEDERAL

Auxílio Gás de R$ 110 é pago nesta segunda para quem tem NIS final 4

Benefício é liberado a cada dois meses para famílias do CadÚnico; programa será substituído até 2026

15 dezembro 2025 - 09h35
O gás está com novo preço
O gás está com novo preço - (Foto: Marcelo Camargo/ABrasil)

Famílias com Número de Inscrição Social (NIS) final 4 recebem nesta segunda-feira (15) o pagamento do Auxílio Gás de dezembro. O benefício é de R$ 110 e atende pessoas cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Canal WhatsApp

O valor corresponde ao preço médio de um botijão de gás de 13 quilos, e o pagamento ocorre a cada dois meses. Em dezembro, o cronograma segue até o dia 23, de acordo com o número final do NIS, em conjunto com o calendário do Bolsa Família.

Criado para amenizar o impacto do custo do gás de cozinha no orçamento familiar, o programa segue ativo até o fim de 2026, beneficiando atualmente cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o país.

Quem pode receber - O Auxílio Gás é exclusivo para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com prioridade para aquelas chefiadas por mulheres, especialmente as que foram vítimas de violência doméstica. Ter ao menos um integrante recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também é um dos critérios para acesso.

Apesar da continuidade garantida até 2026, o Auxílio Gás está sendo substituído gradualmente pelo novo programa "Gás do Povo", lançado pelo governo federal em setembro.

Diferente do modelo atual, em que o valor é depositado, o novo formato permite que as famílias retirem a recarga do botijão diretamente em revendedores autorizados. A proposta é ampliar o alcance do benefício, triplicando o número de atendidos para cerca de 15 milhões de famílias.

A fase de testes começou no fim de novembro em dez capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina. Nessa primeira etapa, um milhão de famílias já foram contempladas com o novo modelo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop