
Beneficiários do Auxílio Gás inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2 começam a receber nesta quintafeira (11) o pagamento referente ao mês de dezembro, no valor de R$ 110.
O benefício, que é concedido a cada dois meses, vai atender cerca de 4,4 milhões de famílias neste mês. A manutenção do valor correspondente a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg foi garantida pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no final de 2022, com vigência prevista até o fim de 2026.
Os pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família, que prevê a quitação até 23 de dezembro para os beneficiários com NIS final 0.
Para receber o benefício, é necessário:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter pelo menos um integrante da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação também estabelece preferência na concessão para mulheres responsáveis pela família, bem como mulheres vítimas de violência doméstica.
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que deve substituir gradualmente o Auxílio Gás. No novo modelo, as famílias beneficiadas receberão recargas de botijão de gás diretamente em revendedoras credenciadas, em vez de um repasse em dinheiro.
O Gás do Povo tem como objetivo triplicar o número de famílias atendidas, chegando a cerca de 15 milhões de lares. A distribuição da nova modalidade começou no fim de novembro, inicialmente atendendo 1 milhão de famílias em capitais como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

