
Começou a valer nesta terça-feira (16) a nova regra que estabelece prazos mais claros para entrada e saída de hóspedes em hotéis de todo o Brasil. A diária agora garante 24 horas de hospedagem, mas os estabelecimentos poderão usar até três horas para limpeza e arrumação dos quartos entre uma reserva e outra.
Os horários de check-in e check-out continuam sendo definidos por cada hotel, mas devem ser informados de forma clara antes da compra da diária, seja diretamente com o hotel, por agências de viagem ou em plataformas de reserva online.
A mudança foi oficializada por meio de portaria publicada pelo Ministério do Turismo (MTur) em setembro e passou a valer após prazo de 90 dias.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a prática já era comum, mas a falta de regulamentação gerava dúvidas. “São três horas de intervalo entre as saídas e entradas dos hóspedes, para que nossos colaboradores tenham tempo de preparar a hospedagem”, afirmou.
Outro ponto definido é a possibilidade de cobrança adicional para quem quiser entrar mais cedo ou sair mais tarde do que o horário padrão. Os hotéis também deverão informar com clareza como funcionam os serviços de arrumação, higiene e limpeza dos quartos.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) avaliou como positiva a regulamentação. Para a entidade, ela traz mais transparência e segurança para quem compra pacotes e ajuda a alinhar expectativas sobre o serviço.
Ficha de registro agora será digital - Outra mudança importante foi a adoção da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, que entra em vigor em 13 de fevereiro. Com ela, hóspedes poderão preencher os dados antecipadamente por meio de um QR Code, o que deve tornar o check-in mais rápido e menos burocrático.
“Isso facilita muito, principalmente para quem chega cansado de viagem. Evita filas e agiliza todo o processo”, comentou Linhares.
A versão digital também vai permitir a geração de relatórios e dar acesso a um módulo de reservas.

