
Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás) fechou contrato de longo prazo com a Arauco, multinacional chilena do setor de celulose, para fornecimento de gás natural à nova fábrica da empresa em Inocência, a 340 km de Campo Grande. O acordo, que terá validade de 20 anos a partir de 2027, prevê geração de receita da ordem de R$ 1,2 bilhão.

Para viabilizar o fornecimento, a MSGás vai investir cerca de R$ 160 milhões na construção de um gasoduto de 125 quilômetros de extensão, ligando a estação de compressão de Três Lagoas até a futura planta industrial da Arauco. O edital para aquisição dos tubos de aço carbono foi publicado ontem (30) no Diário Oficial do Estado. Propostas poderão ser enviadas até 14 de julho.
Foco na interiorização do gás natural - Além de garantir o suprimento à nova fábrica, o projeto abre caminho para a expansão da rede em outras regiões do Estado. O trajeto do gasoduto, que acompanhará as rodovias MS-320 e MS-377, poderá atender, futuramente, municípios como Água Clara, Aparecida do Taboado e o próprio Inocência, onde será o ponto de entrega do gás.
A CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, afirma que a obra representa um marco para o setor energético sul-mato-grossense. “Esta é a segunda grande parceria firmada no chamado Vale da Celulose. A primeira foi com a Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Estamos prontos para dar suporte ao crescimento do setor florestal com soluções sustentáveis e infraestrutura moderna”, pontua.
No embalo desse avanço, a companhia também avalia a possibilidade de ampliar o uso do gás natural veicular (GNV) no transporte pesado. O plano é criar corredores sustentáveis que permitam o uso do combustível em caminhões de carga, dentro do projeto de interiorização do gás natural.
Segundo o diretor técnico e comercial da MSGás, Fabricio Marti, o novo contrato com a Arauco fortalece o papel do Estado como centro de inovação industrial. “Esse projeto consolida o Mato Grosso do Sul como um dos principais polos nacionais da cadeia da celulose e mostra a força das parcerias estratégicas para desenvolvimento sustentável”, destaca.
Atualmente, a MSGás mantém 530 quilômetros de rede de gás canalizado e atende mais de 24 mil clientes, incluindo residências, comércios, indústrias, postos de GNV e projetos de cogeração de energia. Os serviços se concentram em Campo Grande e Três Lagoas.
