bonito
ECONOMIA

'MS Qualifica Digital' é lançado com foco em emprego e inclusão no Estado

Nova plataforma do governo estadual promete conectar qualificação profissional e empregabilidade de forma gratuita, inteligente e digital

30 abril 2025 - 12h00Carlos Guilherme e Iury de Oliveira
Governador Eduardo Riedel lançou o MS Qualifica
Governador Eduardo Riedel lançou o MS Qualifica - (Foto: Saul Schramm)

No embalo das comemorações do Dia do Trabalhador, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) oficialmente a plataforma MS Qualifica Digital, uma iniciativa que irá revolucionar a forma com a população sul-mato-grossense acessa oportunidades de qualificação profissional e emprego. A ferramenta foi apresentada em um evento marcado por discursos enfáticos do governador Eduardo Riedel (PSDB) e da presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab/MS), Marina Dobashi.

Canal WhatsApp

A plataforma, disponível de forma gratuita, reúne em um só ambiente digital cursos, capacitações e ofertas de emprego. O diferencial é a integração entre as demandas do setor produtivo e a formação profissional oferecida aos trabalhadores, unindo desenvolvimento econômico e inclusão social em uma abordagem inédita no estado.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou a importância de usar a tecnologia como ponte entre o cidadão e o mercado de trabalho:
“A gente não podia celebrar o Dia do Trabalho de forma melhor do que com a condição de gerar oportunidade para todos que ainda não a tiveram”, afirmou. Riedel também elogiou o trabalho de entidades parceiras como Senar, Sebrae e Sesi, destacando os mais de 400 mil atendimentos em capacitações realizados no último ano.

Governo de MS lança plataforma que conecta emprego e qualificação profissional com foco em dignidade, inclusão e desenvolvimento.

O governador reforçou a meta de reduzir a dependência de benefícios assistenciais com ações que devolvam ao trabalhador o sentimento de dignidade:
“Saímos de 92 mil beneficiários para pouco mais de 30 mil. Isso é dignidade. Isso é a pessoa sentir orgulho de sair de casa, trabalhar e receber o seu salário”, frisou, ao lembrar a importância de alcançar aqueles que têm mais dificuldade de acesso à tecnologia.

A presidente da Funtrab/MS, Marina Dobashi, lembrou que a nova plataforma é fruto de uma reestruturação da política estadual de trabalho iniciada há dois anos, quando o atual governo assumiu o compromisso de tirar o trabalho da esfera da assistência social e colocá-lo no centro do desenvolvimento econômico.

Segundo ela, a grande mudança foi conectar a qualificação à real necessidade dos empregadores. “Antes, a qualificação profissional existia, mas era feita de forma desconectada do desenvolvimento econômico”, afirmou. A plataforma MS Qualifica Digital surge como resultado dessa mudança de paradigma.

A Funtrab, que coordena 36 Casas do Trabalhador no estado, atendeu 330 mil pessoas só em 2024 e projeta um aumento de 35% na capacidade de atendimento até o final de 2025. Ainda este ano, foram 23 mil carteiras assinadas por meio de intermediação direta da Fundação — um dado considerado expressivo pelo governo.

O governador também destacou a importância de ir além dos números e olhar para as pessoas: “Tem gente que chega na Casa do Trabalhador só com o celular na mão, buscando um abraço, um café, uma conversa. E é ali que a oportunidade precisa estar”, disse. Para ele, o sucesso da plataforma depende tanto da tecnologia quanto da humanização do atendimento.

A presidente da Funtrab/MS, Marina Dobashi, lembrou que a nova plataforma é fruto de uma reestruturação da política estadual de trabalho iniciada há dois anos

Dobashi reforçou esse ponto ao exaltar o trabalho dos servidores das Casas do Trabalhador: “Eles entendem a dor do cidadão e atendem com carinho, muitas vezes três, quatro, dez vezes cada um. E ainda atendem os que vão só bater papo porque são carentes”, afirmou emocionada.

O governador também fez questão de destacar os avanços da educação técnica no Estado. De acordo com Riedel, 50% dos alunos do ensino médio da rede estadual estão matriculados em cursos profissionalizantes, algo inédito em Mato Grosso do Sul.

“Nenhum país civilizado entrega o futuro de sua juventude apenas ao ensino superior. Uma formação técnica de qualidade abre portas que muitos nem imaginavam”, afirmou. Esse movimento, segundo ele, cria uma ponte sólida entre o ensino médio e o mercado de trabalho, garantindo mais oportunidades e crescimento para os jovens.

O MS Digital é um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, criado para facilitar o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado. O serviço esta disponível no site msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS)

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop