
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, antecipou neste domingo (3) que o resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referente ao mês de junho será positivo. A divulgação oficial está prevista para esta segunda-feira, dia 4.

“Amanhã vai sair o número do Caged. Vai ser bom”, disse o ministro em rápida conversa com a imprensa ao final do 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília.
A expectativa otimista de Marinho está alinhada com as projeções do mercado financeiro. Segundo a mediana das estimativas coletadas pela pesquisa Projeções Broadcast, é aguardada a criação líquida de aproximadamente 175 mil empregos formais no mês de junho.
Se confirmada, a marca representa uma aceleração em relação ao mês anterior, quando foram registradas 148.992 vagas com carteira assinada em todo o País.
Mercado de trabalho segue em ritmo de recuperação
A divulgação dos números do Caged é acompanhada com atenção pelo governo e pelo setor produtivo, pois funciona como um termômetro da atividade econômica e da geração de empregos formais. Em 2025, o mercado de trabalho brasileiro tem mostrado sinais de resiliência, mesmo diante de um cenário de incertezas internacionais e tensões no comércio exterior.
Durante o evento do PT neste fim de semana, o governo federal reforçou que a agenda do emprego e da renda seguirá como uma das prioridades. O ministro Marinho já havia adiantado, em ocasiões anteriores, que novas frentes estão sendo desenhadas para incentivar contratações, especialmente em setores estratégicos e com foco em jovens e mulheres.
Foco na formalização e no trabalho decente
Ao longo do ano, o Ministério do Trabalho também tem dado ênfase a ações que visam o combate à informalidade, por meio da ampliação de políticas de qualificação profissional, estímulo ao microcrédito e incentivo a pequenas e médias empresas que geram empregos com carteira assinada.
O dado de junho, que será confirmado nesta segunda-feira, reforçará o acompanhamento da evolução anual do Caged, que até o momento apresenta saldo positivo acumulado. Economistas e analistas aguardam os detalhes do relatório para verificar quais setores puxaram o crescimento no mês e se a distribuição de vagas ocorreu de forma equilibrada entre as regiões do País.
