Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de dezembro de 2025 - 08h57
segov ipva
ECONOMIA

Lula e Trump têm conversa sobre tarifas; presidente brasileiro espera "boas notícias"

Presidente brasileiro pediu que Trump acelere retirada de tarifas contra produtos nacionais e destacou tom conciliador do republicano em conversa privada

3 dezembro 2025 - 08h40Redação O Estado de S. Paulo
Lula conversa com Trump por telefone e pede avanço na retirada de tarifas contra produtos brasileiros.
Lula conversa com Trump por telefone e pede avanço na retirada de tarifas contra produtos brasileiros. - (Fotos: Yuri Gripas e Marcelo Camargo)

Em entrevista à TV Verdes Mares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou acreditar que o Brasil está prestes a receber boas notícias em relação à retirada de tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A expectativa surge após uma ligação feita por Lula ao presidente americano Donald Trump, na última terça-feira (2), durante uma visita à refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).

Canal WhatsApp

Segundo Lula, a conversa tratou principalmente de comércio exterior e da continuidade das negociações para revogar tarifas ainda vigentes. “Da mesma forma que o povo teve uma notícia ruim quando o Trump anunciou a taxação, acho que está perto de ouvir uma notícia boa”, disse o presidente, referindo-se às sobretaxas de 40% impostas por Washington a itens como café, carnes e frutas. Lula elogiou a retirada parcial dessas barreiras, mas cobrou celeridade para que os 22% de produtos brasileiros ainda atingidos pelas tarifas também sejam beneficiados.

Durante a entrevista, Lula também destacou o comportamento do presidente norte-americano fora das câmeras. “Toda vez que eu converso com o Trump, eu me surpreendo. Porque, muitas vezes, você vê o Trump na televisão, muito nervoso. Na conversa pessoal, ele é outra pessoa. Eu fiz questão de dizer para ele: temos dois Trump — o da televisão e o da conversa pessoal.”

Do lado americano, Trump também comentou o diálogo. Em um evento da Casa Branca realizado horas após a ligação, ele descreveu a troca como positiva. “Tivemos uma boa conversa. Falamos mais sobre o comércio e sanções econômicas contra o Brasil. Mas, sabem, gosto dele”, disse o republicano, referindo-se a Lula, sem dar maiores detalhes sobre eventuais mudanças nas tarifas.

Esta foi a terceira conversa entre os dois presidentes desde que os Estados Unidos impuseram sanções comerciais ao Brasil.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop