
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá, na sexta-feira (16), uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. O encontro será realizado no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
A reunião está marcada para as 13h, no Palácio do Itamaraty, no Rio, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores quando a cidade ainda era a capital federal. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Segundo a Secom, a agenda prevê discussões sobre temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia. Ao final do encontro, Lula, Von der Leyen e Costa devem conceder declarações à imprensa.
Apesar da proximidade com a assinatura do tratado, Lula não deve viajar a Assunção, no Paraguai, onde o acordo será formalizado. A expectativa é que o Brasil seja representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
De acordo com apuração do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a cerimônia de assinatura deve contar com a presença de ministros dos países sul-americanos envolvidos no acordo.
O tratado entre o Mercosul e a União Europeia é considerado um dos principais acordos comerciais negociados pelo bloco sul-americano e vem sendo tratado como prioridade diplomática pelo governo brasileiro.

